Vamos reciclar nas escolas?


Nome: Manuela Bender Prux
Cidade: Igrejinha
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Trata-se da coleta de materiais reutilizáveis nas escolas. Materiais como: alumínio, metais ferrosos, papel, papelão e vidro. São materiais fáceis de encontrar. Cada escola deverá disponibilizar um lugar onde vai deixar o ponto de coleta destes materiais. Os materiais podem ser trazidos de casa pelos alunos e funcionários. A escola deve selecionar um comprador que vai reciclar estes materiais.
Cada secretaria do meio ambiente dos municípios, deverá escolher um grupo que ficará responsável pela fiscalização deste espaço nas escolas.
As escolas não serão obrigadas a ter o espaço para a coleta. Mas elas serão obrigadas a divulgar este projeto e ouvir a opinião de cada aluno e funcionário, se eles gostariam ou não de inserir o projeto. Então, esta decisão não será feita apenas pela diretoria das escolas.
Nas escolas há muitos tipos de materiais que circulam no dia-a-dia. Materiais como o papel, que é usado dos dois lados e depois é jogado fora. Estes diversos materiais em vez de serem jogados fora, serão reutilizados. Por isso, não será necessário gastar com a compra de nenhum material. E com a venda destes materiais, a escola ganhará um pequeno, mas significativo lucro.
Justificativa: A reciclagem destes materiais é muito importante para reduzir o consumo de matéria-prima e diminuir a poluição da água, do ar e do solo. Também, para educar e conscientizar sobre a importância do comportamento ecologicamente correto.