Você conhece Toni Morrison?

Toni Morrison foi a primeira mulher negra a ganhar um Prêmio Nobel de literatura. A escritora norte-americana escreveu sobre temas como o racismo nos Estados Unidos e a condição da comunidade negra, especialmente sobre as mulheres. Apesar das dificuldades financeiras de sua família, Morrison foi uma grande leitora na infância. Alguns de seus autores favoritos eram Jane Austen e Liev Tolstói. Em casa, seu pai costumava contar casos populares da comunidade negra – e essa forma de narrar histórias influenciaria a forma de escrever seus livros.

O primeiro deles foi O olho mais azul (1970), que conta a história de uma garota negra que sonhava em ter olhos azuis. O livro aborda questões difíceis, como a insatisfação com a própria imagem, o abandono escolar e a gravidez na adolescência. Toni Morrison costumava dizer que escreveu O olho mais azul porque o livro que ela queria ler ainda não existia. A escritora se levantava de madrugada, antes que os dois filhos pequenos acordassem, para escrever.

Anos depois, um de seus filhos, o pintor, músico e autor Slade Morrison, assinava com Toni Morrison seus dois livros infantis: O que me diz, Louise? e Quem leva a melhor?

Toni Morrison escreveu 11 romances, além de ensaios e textos infantis. Ela morreu no dia 5 de agosto de 2019, aos 88 anos.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos