Câmara Mirim 2019 – Ana Laura quer bibliotecas escolares de portas abertas

Vereadora Mirim da Câmara Municipal de Joinville (SC), Ana Laura Carvalho de Paiva é uma das três estudantes que virão a Brasília defender os seus projetos como deputadas mirins, nos dias 24 e 25 de outubro.

Para pensar em uma ideia para o Câmara Mirim, Ana Laura Carvalho de Paiva sentou com seu pai, Anderson Paiva. Entre pesquisas e conversas, chegaram a uma dificuldade comum a milhares de estudantes: o acesso às bibliotecas escolares. “O acesso à biblioteca normalmente é bem limitado, e o aluno não sente essa liberdade de ir até ela, porque normalmente ou ela está fechada ou ela não concede ao aluno a liberdade de ir buscar os livros por conta própria”, observa.

Assim surgiu a proposta de que as bibliotecas escolares da rede pública permaneçam abertas durante todos os dias da semana para empréstimos de livros e como espaços dedicados a pesquisa e estudo. “Eu levo essa ideia de que ela fique aberta durante todos os dias letivos, e que seja independente dos horários das disciplinas, ou seja, que funcionem como bibliotecas públicas mesmo para a comunidade escolar, e o aluno possa acessar em momentos livres, intervalos e contraturnos”, defende Ana Laura, que tem 13 anos e cursa o 8º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Dr. Abdon Batista.

Confira no vídeo a seguir o que ela contou ao Plenarinho:

É a segunda vez que a Câmara Mirim de Joinville emplaca um projeto no Câmara Mirim da Câmara dos Deputados. Em 2017, a Sessão Mirim aprovou proposta do vereador mirim Caio Vinícius Santiago Simas, que obriga a tradução de documentos escolares de refugiados no Brasil. A ideia é facilitar a inserção dos imigrantes em seu novo país.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos