Professores trazem histórias marcantes para o Câmara Mirim 2019

A edição de 2019 do Câmara Mirim está repleta de histórias de superação, dentre elas, as dos professores. Chama muita atenção o esforço deles em proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer a Câmara dos Deputados e simular a atividade legislativa que acontece todos os dias na Casa.

A professora Karina Letícia, de Timóteo (MG), lutou muito para que os alunos de sua escola pudessem vir. A educadora e os parceiros da instituição conseguiram doações, fizeram vaquinha online, venderam doces e, mesmo sem recursos no início do semestre, conseguiram fazer a tão sonhada viagem a Brasília. “Os alunos estão deslumbrados por conhecer a cidade, por conhecer as comissões. Estão fascinados”, conta Karina.

Outra professora que também venceu dificuldades financeiras para trazer seus alunos a Brasília foi Roberta de Souza, de Rio Verde (GO). Houve uma grande mobilização da escola e dos docentes para que os estudantes participassem das atividades na Câmara. “Conseguimos doações e até organizamos uma galinhada”, lembra. A professora conta que foi exaustivo, mas os recursos foram levantados.

No Colégio Machado de Assis, de Joinville (SC), os pais dos alunos arcaram com os custos de seus filhos, conta o professor de Geografia Felipe Lovemberger. É a sexta vez que a escola envia seus alunos, e o professor ressalta a evolução pedagógica do programa, que explica o processo legislativo de forma simplificada e prática. “Os alunos entendem o funcionamento do Legislativo porque tudo é explicado de forma bastante simples e pedagógica”, elogiou.

A equipe do Câmara Mirim fica muito feliz e emocionada com esse retorno. É super importante perceber o engajamento dos alunos, mas os professores também nos enchem de orgulho por todo o empenho em prestigiar o evento e transmitir esse conhecimento aos alunos.

Karina, Roberta, Felipe, Cibely, Marília, Robson, Wagner, Joel, Igor, Daniel, receber vocês aqui tornou esta edição ainda mais especial. Lilian, Paulo, Eder, Conrado, Moira, vocês também são parte importante da história do Câmara Mirim 2019. Agradecemos a todos por sua dedicação e espírito incansável e esperamos vê-los com suas turmas nas próximas edições!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Marília Navarqui postado 03/11/2019 09:01

    Olá, Turma!
    Obrigada por proporcionarem essa experiência tão única a nós e aos nossos alunos e alunas tão queridos! Momentos, descobertas e experiências que certamente ecoarão para sempre na vida desses jovens. Vocês são incríveis! Parabéns pelo maravilhoso trabalho ancorado à ética, ao respeito pelo diálogo e à democracia. Obrigada, especialmente, por reforçarem ao longo desse ano, um Brasil – e uma Brasília – de servidores comprometidos com a Educação e com os nossos jovens. De gente que trabalha com paixão porque acredita que a Educação Democrática é capaz de, como dizia Cora Coralina, derrubar muros e construir pontes.
    Um megaaaaa abraço do Claretiano Colégio Rio Claro na Turma Toda do Plenarinho!

    • by Turma do Plenarinho postado 04/11/2019 10:38

      Marília, você deixou a Turma toda com lágrimas nos olhos! Obrigadão por suas palavras que nos enchem de alegria e de inspiração para continuar, ao lado de educador@s como você, nesse caminho que é a Educação para a Democracia. Um grande abraço da nossa Turma para a sua turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos