Dia de Reis

A tradição manda que nesta data, dia 6 de janeiro, os enfeites de Natal sejam recolhidos e guardados. É hora de voltar para o alto do armário. Mas não é só isso. Nesta data, também se comemora o Dia de Reis.

O que é Dia de Reis?

Diz a tradição que foi nesse dia que os Reis Magos visitaram Jesus, que havia nascido há pouco.

Os três homens chamados de “Magos” eram na verdade sábios orientais. Ninguém sabe ao certo de onde eles vinham, mas acredita-se que fossem da Arábia. Isso porque os presentes que ofereceram ao menino Jesus tinham tudo a ver com a região: ouro, incenso e mirra. Esses presentes simbolizam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei.

A história também conta que um Mago era negro (africano), outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época. Quanto aos nomes dos três, um cronista inglês chamado Beda, que viveu entre 673 e 735 d.C., disse que eles se chamavam: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.

Dia de Reis pelo mundo

Em muitos lugares da Europa, a Festa de Reis é mais celebrada que o Natal. Tanto é verdade que, em determinados países, os presentes são dados no dia 6 de janeiro. Na Espanha, a data é chamada de Festa de Reis. Na Itália, chamam-na de festa da “Befana”. Befana é uma velha bruxinha boa que dá presente para as crianças. Na Europa inteira é feriado no Dia de Reis.

Existem presépios espalhados pela Europa, nos quais os Magos são colocados apenas no dia 6 de janeiro, representando a real chegada à manjedoura. E o menino Jesus, em vez de estar deitado, é trocado por uma imagem de menino maior, e que está sentado no colo da mãe.

Reisado no Brasil

Apesar de a maioria dos brasileiros não estar tão ligada quanto os europeus à Festa de Reis, inúmeras comunidades, principalmente no interior do Brasil, promovem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam da Europa a influência da celebração, mas que ganharam formas, cores e significados locais bastantes próprios de nosso povo.

Nos Reisados brasileiros há música, dança, celebração religiosa e orações. Os integrantes dessa comemoração folclórica fazem visitas às casas da região a pé e a cavalo. Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (que representa a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer de boa vontade comida a seus integrantes.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos