Diferentes religiões

Yeshua, Allah, Jeová, Jesus… esses são alguns dos nomes usados para se referir, direta ou indiretamente, ao sagrado! E por que estamos falando sobre esse assunto? É que 21 de janeiro é o Dia Mundial das Religiões e pensamos que seria interessante apresentar algumas crenças que existem no mundo!

Sagrado

De acordo com o dicionário Houaiss, a palavra “sagrado” refere-se ao que diz respeito ou é próprio de Deus, a uma divindade, à religião, ao culto ou aos ritos; ao que é santo. Também é usada para se referir a algo muito estimado.

Se olharmos para trás, veremos que as religiões acompanham a história da humanidade há muito tempo. Elas se baseiam em rituais praticados individualmente ou em grupo e na crença numa força maior, para a qual são dedicados sentimentos de amor, confiança ou respeito. Cada religião, no entanto, determina o que é sagrado para si e o que os seus seguidores devem fazer para se aproximarem cada vez mais deste alguém/algo sagrado.

Existem também pessoas que não têm religião e as que não acreditam na existência de algo sagrado. Dá-se o nome de ateu ou ateia para quem não acredita em Deus ou em deuses.

Brasil

No Brasil, convivem diferentes religiões. Cada povo que chegou aqui, e acabou participando da formação do nosso Brasil, trouxe consigo a sua religião: os africanos com seus orixás e rituais; portugueses e espanhóis com o catolicismo. E esses são apenas dois exemplos, porque não podemos esquecer dos outros povos, como os judeus, os japoneses, os árabes, os alemães…

O resultado é que o brasileiro é um povo de muitas fés. Mas atenção! O nosso Estado é laico. Isso quer dizer que não há nenhuma religião oficial. Nenhum dos três Poderes do nosso Estado – o Legislativo, o Judiciário nem o Executivo – pode tomar decisões baseadas em crenças religiosas.

A Constituição Federal, que é nossa Lei Maior, garante o direito à liberdade religiosa. Ou seja, o cidadão é livre para exercer qualquer fé, e até mesmo optar por não ter religião. O Artigo 5º, Inciso VI, diz que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”

A maioria da nossa população diz ser católica.  Mas também existem muitos evangélicos, espíritas… Veja as porcentagens de seguidores das diversas crenças dos brasileiros na tabela abaixo:

Religiões

2010

%

Católica Apostólica Romana 64,6%
Evangélicas 22,2%
Espírita 2%
Umbanda e Candomblé 0,3%
Sem religião 8%
Outras religiosidades 2,7%

Dados IBGE

Sobre algumas religiões

A seguir, fazemos uma breve descrição de algumas delas, em ordem alfabética.

Budismo

O budismo tem aproximadamente 500 milhões de seguidores pelo mundo e foi fundando por Sidarta Gautama, no Nepal, há mais de 2500 anos. Os ensinamentos do budismo se baseiam na vida e nas experiências dele.

Candomblé

O candomblé é uma religião afro-brasileira:  surgiu no Brasil, mas tem raiz nas religiões africanas. São cultuados orixás, voduns ou nkisis. Na África, cada nação tinha, como base, o culto a um único orixá. No nosso País, os escravizados de diferentes origens acabaram promovendo a junção dos cultos para que pudessem seguir praticando suas crenças.

Cristianismo

Esta é a maior religião do mundo, com mais de 2 bilhões e 100 milhões de seguidores. Ela é respeitada na Europa, América do Norte, América do Sul, Oceania e partes da África. Baseia-se nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Quem segue o cristianismo é chamado de cristão. As maiores divisões do cristianismo são o catolicismo e o protestantismo, que inclui as igrejas evangélicas. A doutrina espírita também é cristã.

O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia, que é dividida em Antigo Testamento (com a história de antes de Jesus) e Novo Testamento (contém a história e os ensinamentos de Jesus e seus discípulos). Jesus, além do pilar do cristianismo, é um marco na história. Hoje em dia, nós dividimos os anos em Antes de Cristo (a.C) e Depois de Cristo (d.C).

Hinduísmo

É a terceira maior religião do mundo, com cerca de 1 bilhão de seguidores. Ela se firmou no ano 1000. O hinduísmo não tem um fundador, regras nem um livro sagrado. A maioria dos féis  – cerca de 750 milhões de pessoas – vive na Índia. Um dos principais ensinamentos do hinduísmo é bem conhecido aqui no Brasil: o Yoga.

Islamismo

É a segunda maior religião do planeta, com 1 bilhão e 200 milhões de seguidores. O islamismo, também chamado de islã, foi fundado pelo profeta Maomé e se baseia nos seus ensinamentos. Maomé viveu entre os séculos VI e VII.

O islamismo nasceu na região onde hoje é a Arábia Saudita e tem fiéis no Oriente Médio, na Europa e também na América. O livro sagrado dessa religião é o Alcorão, que contém o Antigo Testamento e também os escritos feitos por Maomé.

Judaísmo

O judaísmo tem cerca mais de 12 milhões de seguidores. Os judeus acreditam em um Deus único e todo-poderoso, criador do céu, da terra e de todo o universo. O livro sagrado seguido por eles é a Torá, que contém os ensinamentos e preceitos dessa religião.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

71 Comentário(s)

  • by Isabela postado 29/10/2020 16:41

    Cade o cristão droga

    • by Turma do Plenarinho postado 29/10/2020 20:25

      Boa tarde, Isabela! Onde exatamente você procura por cristãos? Em nosso texto, falamos deles quando explicamos o Cristianismo; nos percentuais da população, são considerados cristãos os católicos, os evangélicos e os espíritas. Abraços da Turma!

      • by Adilso Bonatto postado 25/09/2023 12:58

        A publicação está errada, católicos e Evangélicos são Cristãos.

        • by Turma do Plenarinho postado 25/09/2023 15:20

          Oi, Adilso! Não encontramos onde está o erro. Você se importa de apontá-lo pra gente? Abraços da Turma.

        • by Beatriz postado 29/09/2023 16:23

          moço, quem segue o cristianismo é cristão

      • by Elton Gomes postado 09/10/2023 14:11

        Bom dia. Acredito que os espíritas não são cristãos, não seguem a bíblia nem pregam a volta de Jesus Cristo. Apesar de terem como o grande mestre, o Cristo, eles seguem as decodificações do evangelhos, por Allan Kardec, através dos pentateuco, que nada mais é, a adaptação da bíblia cristã, para as regras espíritas.

        • by Alan postado 12/10/2023 01:58

          Se os espiritas seguem os ensinamentos de Cristo, entao são cristãos. A segunda obra de Kardec é inteira baseada nas passagens de Jesus

        • by Nilma postado 05/03/2024 17:04

          Os espíritas seguem os ensinamemtos de Jesus, o Cristo, portanto são cristãos. ESPIRITAS CRISTAOS.

    • by Rafael postado 15/06/2023 21:35

      Quando vc acha que já viu de tudo na vida… Cristianismo é a religião de quem é Cristão!!!

    • by Ana postado 30/08/2023 19:16

      Ne

      • by Turma do Plenarinho postado 31/08/2023 11:54

        Oi, Ana! Os cristãos estão logo ali, onde falamos do Cristianismo. Nos percentuais da população, são considerados cristãos os católicos evangélicos e espíritas. Abraços da Turma!

  • by leticia postado 24/02/2021 19:38

    estou fazendo um trabalho na escola, eles disseram pra eu citar duas definições de religião, mas eu acho que elas temque ser não muito conhecida, não consegui achar oque eu queria, mas obrigada
    !

    • by Turma do Plenarinho postado 24/02/2021 21:23

      Realmente, Letícia, nesse post nós não temos definição de religião, mas de sagrado. E apresentamos em linhas gerais algumas religiões. Há alguns dicionários disponíveis online, como o Michaelis (https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro) e o Caldas Aulete (https://aulete.com.br/). Neles você pode encontrar definições de muitas palavras! Boa sorte na sua tarefa! Abraços da Turma!

    • by Dani postado 03/05/2023 10:05

      Oi tem religião que começa com T

      • by Turma do Plenarinho postado 03/05/2023 12:15

        Oi, Dani! Não pretendemos neste post abordar todas as religiões do mundo, pois são inúmeras e correríamos o risco de deixar alguma de fora. Mas, sim, há o taoismo. Abraços da Turma.

  • by Ana clara postado 08/03/2021 22:42

    Cade a cristã que isso

    • by Turma do Plenarinho postado 09/03/2021 09:41

      A religião cristã, ou Cristianismo, é a terceira após o subtítulo “algumas religiões”, Ana Clara! Vale dizer que todas as religiões que seguem os ensinamentos de Jesus de Nazaré e têm a Bíblia como livro sagrado são consideradas cristãs. Abraços da Turma!

  • by Yejin postado 22/04/2021 20:14

    faltou a religião Wicca

    • by Turma do Plenarinho postado 22/04/2021 21:19

      É verdade, Yejin! Fizemos a opção de relacionar as religiões mais conhecidas no Brasil. Mas com certeza há muitas outras religiões no mundo! O que você sabe sobre a Wicca? Conte pra gente, adoramos aprender com vocês! Abraços da Turma!

  • by kin postado 23/02/2022 12:30

    faltou o cristianismo q e a maior de todas do mundo

    • by Turma do Plenarinho postado 23/02/2022 13:01

      Leia de novo, Kin, o Cristianismo está na terceira posição, em ordem alfabética 😉 Abraços da Turma!

    • by Zack postado 02/04/2023 16:58

      Cristão não é a maior religião!

      • by Giovanni postado 03/07/2023 11:19

        E sim inclusive eu sou de jesus sou cristão ✝️✝️

      • by Yuyu postado 21/08/2023 16:59

        ele é sim

    • by Sagatha postado 04/04/2023 17:20

      Kin Não faltou nn tá na terceira colocação

  • by karoline123 postado 04/03/2022 11:12

    poderia fazer um post sobre tds as religioes dos mundo incluindo bruxaria satanismo e etc…karol

    • by Yeu Hallian Liatrizylem postado 18/03/2023 20:55

      Siim!!

    • by Ana Beatriz Mafra postado 17/05/2023 21:20

      Bom, bruxaria e satanismo não são religiões, o termo correto, (se eu entendi certo), é Wicca. Porém se não for, este seu comentário pode ser considerado intolerância religiosa. Se quiser, me responda dizendo qual das duas opções é oque você quis dizer, se não, ficarei chateada a ver que ainda tem tanto preconceito no mundo.
      Obrigada por ler!

      • by Tenório postado 21/08/2023 05:01

        Claro que bruxaria não é religião, mas o termo bruxaria está correto sim, pq nem todo bruxo é wiccano, mas todo wiccano é bruxo, a bruxaria existe desde os primórdios do mundo, antes mesmo da criação da wicca já existia a bruxaria

  • by Yussef postado 25/03/2022 02:38

    Que a paz esteja com vocês, amigos. Sugiro uma correção no item “Islamismo”: o Profeta Mohamed (ou Maomé) viveu entre os séculos VI e VII, e não no ano 1400.
    Um abraço.

    • by Turma do Plenarinho postado 25/03/2022 12:17

      Oi, Yussef! Agradecemos o aviso! Já corrigimos o post! Abraços da Turma!

  • by Enzo postado 31/03/2022 17:30

    eu acho que faltou o ateismo

    • by Turma do Plenarinho postado 31/03/2022 19:36

      Oi, Enzo! Ateísmo não é uma religião. Mas falamos de ateus e ateias no quarto parágrafo do texto! Abraços da Turma!

  • by Yass postado 10/04/2023 22:42

    faltou budismo :\

    • by Turma do Plenarinho postado 11/04/2023 11:15

      Yass, budismo é a primeira delas, em ordem alfabética 😉 Abraços da Turma!

  • by xLucas bonitinho postado 20/04/2023 11:22

    Obrigado, ajudou muito

    • by Turma do Plenarinho postado 20/04/2023 11:45

      Que bom, Lucas! Abraços da Turma!

  • by Gilberta maria Silveira Pinheiro postado 23/04/2023 21:18

    Adorei a abordagem, muito boa , ficou bem explicado de forma simples e rápida uma síntese. Serviu muito para a proposta da aula que darei ……..Gratidão…

    • by Turma do Plenarinho postado 24/04/2023 14:51

      Que bom que gostou, Gilberta! Ficamos felizes. Abraço da Turma!

  • by Heitor postado 06/05/2023 23:58

    Oi tudo bem.Algem também vai nas paróquias como a são Pedro?,um beijo para a galera cristã thau.

  • by B m postado 07/05/2023 19:12

    Dois mistério da religião islamismo

  • by Isadora postado 14/05/2023 20:25

    Gostei das informações precisas

    • by Turma do Plenarinho postado 15/05/2023 12:48

      Que bom, Isadora! Abraços da Turma!

  • by Marcelo Santo postado 22/05/2023 01:07

    88,8% de cristianismo

  • by Rodrigo postado 23/05/2023 13:33

    Oi como poço fazer um resumo de todas as religiões

    • by Turma do Plenarinho postado 23/05/2023 15:27

      Oi, Rodrigo, infelizmente não podemos ajudar nisso! Será que o seu professor ou professora de português não podem orientá-lo? Abraços da Turma!

  • by David postado 04/06/2023 17:41

    Faltou o povo cristão aprender interpretação de texto! “Tá Ok!”. Os exaltados serão humilhados! Povo só gosta do titulo!
    Belo texto. Adorei a abordagem!

  • by Paulinha paz postado 16/06/2023 10:01

    Amor

  • by Paulinha paz postado 16/06/2023 10:01

    Maria Paula

  • by Kitsune postado 21/06/2023 16:22

    Sou da religião taoísma
    23:23 Japão Tokyo

    • by Turma do Plenarinho postado 22/06/2023 11:58

      Legal, Kitsune! Abraços da Turma!

  • by Lá ele postado 22/06/2023 18:31

    Achei muito interessante, precisei do texto PR fazer um trabalho

    • by Turma do Plenarinho postado 23/06/2023 12:07

      Que bom, ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!

  • by Thuiy postado 25/06/2023 15:39

    E na questão dos therians como fica ?

    • by Turma do Plenarinho postado 26/06/2023 11:45

      Thuy, optamos por não abordar todas as religiões do mundo neste post. Abraços da Turma!

  • by Roger postado 01/07/2023 18:44

    Faltou o Satanismo, eles tem igreja, livro, símbolos… É uma religião também.

  • by Clara jaci postado 09/08/2023 16:25

    Meu Deus, muito obrigada ajudou muito…tenho prova de Religião amanhã.
    Muito obrigada mesmo

    • by Turma do Plenarinho postado 09/08/2023 17:02

      Que bom, Clara! Boa prova! Abraços da Turma.

  • by Joesel Jr postado 17/08/2023 21:44

    Texto muito bom! Sou agnóstico, e gosto de estudar as religiões do mundo.

    • by Turma do Plenarinho postado 18/08/2023 12:26

      Que bom que gostou, Joesel! Abraços da Turma!

  • by Artur postado 27/08/2023 16:23

    eu sou ateu só tô aq pra fazer um trabalho pra escola

  • by Marcos Martins postado 26/09/2023 13:57

    Oi boa tarde pode falar por favor sobre
    Intolerância religiosa .

    • by Turma do Plenarinho postado 26/09/2023 16:21

      Sugestão anotada, Marcos! Abraços da Turma!

  • by Marcos postado 08/10/2023 15:42

    E o Satanismo Religioso?

  • by Barbarela postado 15/10/2023 18:35

    Como é complicado às vezes entendermos algo… taií muitas das vezes a falta de comunicação, ela vem por falta de interpretação, atenção e entendimentos… Foi escrito aqui em resumo, aliás muito bem explicado… Parabéns!!!! Sobre as principais religiões brasileiras, conforme pesquisa, a finalidade foi essa, e não sobre todas as religiões mundiais… resumiu em quem não acredita tb em nada… ateus, ateias… pois a idéia principal era o sagrado… pois o que possa ser sagrado pra vc… (algo ou alguém.) Não necessariamente será para outras pessoas, inclusive para mim… e quem acredita em Cristo, em seus ensinamentos e na Bíblia Sagrada, é considerado “Cristão” mesmo que com algumas denominações diferentes… então leiam com calma e paciência, e se precisar leiam, releiam, quantas vezes forem necessário, pois o entendimento é crucial, para perguntas bruscas desnecessárias, mas às que feitas com carinho e amor, tenho certeza, que a turma fará questão em responder…. Boa tarde!!! à todos. .

    • by Turma do Plenarinho postado 16/10/2023 13:44

      É exatamente isso, Barbarela. Agradecemos demais o seu comentário. Abraços da Turma!

  • by Daniel Martins postado 16/10/2023 22:05

    Espíritas estão classificados incorretamente mesmo. A própria publicação admite que o livro sagrado dos cristãos é a Bíblia, mas espíritas não acreditam nela. Também não acreditam na Trindade, na ressurreição de Jesus, etc. Dizem seguir a moral de Jesus, mas muçulmanos dizem a mesma coisa, nem por isso são cristãos. Na verdade, esses ensinos morais sequer são exclusivamente cristãos. Judeus também os seguem, com base apenas no Antigo Testamento. Levítico já prescrevia o amor ao próximo.

  • by Emily postado 17/10/2023 00:43

    Oi, Boa noite! estou fazendo um trabalho, não encontrei o que eu queria mas o obrigada!
    Está muito bem feito, parabéns

    • by Emily postado 17/10/2023 00:44

      Ignorem o erro d escrita

  • by Arthur postado 25/10/2023 01:07

    Lá na parte do cristianismo podia por depois de jesus de nazaré o nome salvador

  • by Antonio Costa postado 10/03/2024 21:11

    Você poderia postar
    Mostrando o livro de cada religião
    O livro e o local aliás.

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos