Diferentes religiões

Yeshua, Allah, Jeová, Jesus… esses são alguns dos nomes usados para se referir, direta ou indiretamente, ao sagrado! E por que estamos falando sobre esse assunto? É que 21 de janeiro é o Dia Mundial das Religiões e pensamos que seria interessante apresentar algumas crenças que existem no mundo!

Sagrado

De acordo com o dicionário Houaiss, a palavra “sagrado” refere-se ao que diz respeito ou é próprio de Deus, a uma divindade, à religião, ao culto ou aos ritos; ao que é santo. Também é usada para se referir a algo muito estimado.

Se olharmos para trás, veremos que as religiões acompanham a história da humanidade há muito tempo. Elas se baseiam em rituais praticados individualmente ou em grupo e na crença numa força maior, para a qual são dedicados sentimentos de amor, confiança ou respeito. Cada religião, no entanto, determina o que é sagrado para si e o que os seus seguidores devem fazer para se aproximarem cada vez mais deste alguém/algo sagrado.

Existem também pessoas que não têm religião e as que não acreditam na existência de algo sagrado. Dá-se o nome de ateu ou ateia para quem não acredita em Deus ou em deuses.

Brasil

No Brasil, convivem diferentes religiões. Cada povo que chegou aqui, e acabou participando da formação do nosso Brasil, trouxe consigo a sua religião: os africanos com seus orixás e rituais; portugueses e espanhóis com o catolicismo. E esses são apenas dois exemplos, porque não podemos esquecer dos outros povos, como os judeus, os japoneses, os árabes, os alemães…

O resultado é que o brasileiro é um povo de muitas fés. Mas atenção! O nosso Estado é laico. Isso quer dizer que não há nenhuma religião oficial. Nenhum dos três Poderes do nosso Estado – o Legislativo, o Judiciário nem o Executivo – pode tomar decisões baseadas em crenças religiosas.

A Constituição Federal, que é nossa Lei Maior, garante o direito à liberdade religiosa. Ou seja, o cidadão é livre para exercer qualquer fé, e até mesmo optar por não ter religião. O Artigo 5º, Inciso VI, diz que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”

A maioria da nossa população diz ser católica.  Mas também existem muitos evangélicos, espíritas… Veja as porcentagens de seguidores das diversas crenças dos brasileiros na tabela abaixo:

Religiões

2010

%

Católica Apostólica Romana 64,6%
Evangélicas 22,2%
Espírita 2%
Umbanda e Candomblé 0,3%
Sem religião 8%
Outras religiosidades 2,7%

Dados IBGE

 Sobre algumas religiões

A seguir, fazemos uma breve descrição de algumas delas, em ordem alfabética.

Budismo

O budismo tem aproximadamente 500 milhões de seguidores pelo mundo e foi fundando por Sidarta Gautama, no Nepal, há mais de 2500 anos. Os ensinamentos do budismo se baseiam na vida e  nas experiências dele.

Candomblé

O candomblé é uma religião afro-brasileira:  surgiu no Brasil, mas tem raiz nas religiões africanas. São cultuados orixás, voduns ou nkisis. Na África, cada nação tinha, como base, o culto a um único orixá. No nosso País, os escravos com diferentes origens acabaram promovendo a junção dos cultos para que pudessem seguir praticando suas crenças.

Cristianismo

Esta é a maior religião do mundo, com mais de 2 bilhões e 100 milhões de seguidores. Ela é respeitada na Europa, América do Norte, América do Sul, Oceania e partes da África. Baseia-se nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Quem segue o cristianismo é chamado de cristão. As maiores divisões do cristianismo são o catolicismo e o protestantismo, que inclui as igrejas evangélicas. A doutrina espírita também é cristã.

O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia, que é dividida em Antigo Testamento (com a história de antes de Jesus) e Novo Testamento (contém a história e os ensinamentos de Jesus e seus discípulos). Jesus, além do pilar do cristianismo, é um marco na história. Hoje em dia, nós dividimos os anos em Antes de Cristo (a.C) e Depois de Cristo (d.C).

Hinduísmo

É a terceira maior religião do mundo, com cerca de 1 bilhão de seguidores. Ela se firmou no ano 1000. O hinduísmo não tem um fundador, regras nem um livro sagrado. A maioria dos féis  – cerca de 750 milhões de pessoas – vive na Índia. Um dos principais ensinamentos do hinduísmo é bem conhecido aqui no Brasil: o Yoga.

Islamismo

É a segunda maior religião do planeta, com 1 bilhão e 200 milhões de seguidores. O islamismo, também chamado de islã, foi fundado pelo profeta Maomé e se baseia nos seus ensinamentos. Maomé viveu no ano 1400.

O islamismo nasceu na região onde hoje é a Arábia Saudita e tem fiéis no Oriente Médio, na Europa e também na América. O livro sagrado dessa religião é o Alcorão, que contém o Antigo Testamento e também os escritos feitos por Maomé.

Judaísmo

O judaísmo tem cerca mais de 12 milhões de seguidores. Os judeus acreditam em um Deus único e todo-poderoso, criador do céu, da terra e de todo o universo. O livro sagrado seguido por eles é a Torá, que contém os ensinamentos e preceitos dessa religião.

 

 

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos