Jogo do orçamento

Sabe o que é orçamento? Administra bem a sua grana? Pois é, galera, saber gastar bem o dinheiro disponível é uma das principais características de um bom administrador. Um prefeito, o governador, e principalmente o presidente da República, têm de saber reconhecer as necessidades da população que eles representam.

Você também já deve ter visto os seus pais avaliando quanto podem gastar e quanto devem economizar com a alimentação, vestuário, saúde, educação, transporte, moradia e lazer da família. É justamente a esse planejamento das contas que se chama orçamento. A cidade, o Estado e o País também têm um orçamento.

O Orçamento é a lei que autoriza o presidente da República, os governadores e os prefeitos a realizarem as Despesas Públicas. Nesta lei que é aprovada pelo Congresso Nacional, entre outras coisas, devem estar previstos todos os gastos do governo: pagamento de salários, compra de medicamentos, construção de escolas, restauração das estradas, etc. A Lei do Orçamento deve ser reescrita anualmente, pois as necessidades e interesses da população vão mudando a cada ano.

Como você pode ver, o orçamento “exige” um grande esforço de planejamento. Afinal, estamos falando de gastos com áreas essenciais para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento do país.

Tarefa fácil ou difícil? Se quiser saber na prática como é administrar uma cidade, você pode se aventurar no novo jogo do orçamento do Plenarinho. Nele, você ajudará a nova prefeita de Plenarópolis a planejar e administrar o orçamento da cidade, escolhendo os investimentos mais necessários. Que responsabilidade, hein?

E aí, está pronto para o desafio?

O Jogo do Orçamento logo estará disponível para celulares. Se você já quiser experimentar, também pode jogar no computador.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos