Coronavírus – saiba como se cuidar!

Embora não haja casos confirmados no País até o momento, o coronavírus pegou com força total a internet e os telejornais brasileiros – só se fala disso! Para deixar você por dentro, o Plenarinho preparou esta matéria.

O que se sabe sobre o coronavírus?

Coronavírus não é um vírus específico, mas uma grande família de vírus. Eles podem causar desde resfriados simples até doenças respiratórias mais graves, como a Sars (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) e a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

Uma característica dos coronavírus é que eles podem acometer espécies animais diferentes. A Sars e a Mers, por exemplo, tiveram como hospedeiros morcegos, camelos e dromedários, antes de chegarem aos seres humanos.

O coronavírus que está causando a epidemia de agora está sendo chamado de 2019 n-CoV (ou Novo Coronavírus).

Como se dá o contágio

Os coronavírus normalmente são transmitidos pelo ar, por meio de tosse ou espirro, contato pessoal próximo ou com objetos e superfícies contaminadas. Ou seja, da mesma forma que um resfriado ou uma gripe.

“Cof, cof! Xiii, será que eu peguei?”

Calma! Até o momento, só é considerado como caso suspeito da doença o paciente que apresenta sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar e que esteve na China no último mês.

“Pessoas que apresentam sintomas respiratórios e não tenham passagem pelas áreas de circulação do vírus nem contato com casos suspeitos ou confirmados não precisam se preocupar”, tranquiliza a infectologista Lígia Pierrotti, do laboratório Delboni Auriemo.

Como se prevenir

As medidas para reduzir o risco de contrair infecção respiratória por coronavírus ou por qualquer outro vírus são as mesmas:

  • Evite contato próximo com pessoas que estão com doenças respiratórias;
  • Lave as mãos com frequência, principalmente após passar por transportes ou locais públicos;
  • Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Se não tiver um lenço à mão, use o braço para cobrir a boca, não as mãos;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres, pratos, copos ou garrafas.

A Câmara e o Novo Coronavírus

Em 4 de fevereiro de 2020, a Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência um projeto de lei do governo federal que regulamenta a quarentena sanitária para os brasileiros resgatados em Wuhan (a cidade chinesa onde surgiram os primeiros casos de infecção pelo Novo Coronavírus). No dia seguinte, os senadores também aprovaram o texto, que seguiu para sanção presidencial.

Pra quem não sabe, quarentena é um período em que pessoas sadias, mas que vieram de áreas onde há risco de infecção por doenças contagiosas, ficam em isoladas e em observação. Esse período tem duração variável – depende do período de incubação da doença.

Com informações da Revista Saúde e dos portais UOL e G1. Conteúdo publicado em 04/02/20. Última atualização em em 06/02/20.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos