Primeira Infância na agenda da Câmara

Fundo amarelo. À esquerda, uma menina negra de olhos castanhos e cabelos escuros, crespos e presos com maria-chiquinha usa saia azul, blusa amarela e sapato vermelho. Ela sorri enquanto caminha em direção à direita com um urso de brinquedo cor-de-rosa nas mãos. Do lado direito, um menino ruivo e sorridente, de cabelos cacheados e olhos castanho-claro, está ajoelhado no chão. Ele usa camiseta verde, short azul, meias brancas curtas e tênis vermelho e cinza. Em sua mão direita, há um carrinho de brinquedo vermelho.

A primeira infância – período que vai do nascimento aos seis anos de idade – precisa ser prioridade na agenda política nacional. Com essa bandeira, a coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Primeira Infância apresentou, nesta quarta-feira (12/02), o plano de trabalho para 2020. “Não temos momento melhor para esse compromisso com a primeira infância, por ser um ano de eleições municipais”, defendeu a deputada Leandre (PV-PR), ao detalhar a proposta.

O plano de trabalho traz ações diversas, como a criação da “Medalha Amigo da Primeira Infância” para gestores públicos e instituições; um prêmio de jornalismo para estimular reportagens sobre o tema; um concurso de artigos científicos; a divulgação do Marco Legal da Primeira Infância, além da realização de uma pesquisa sobre Infância e as Novas Tecnologias de Comunicação, em parceria com a Segunda Secretaria da Câmara e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Outra proposta da parlamentar é tornar o “Diálogo com Especialistas em Primeira Infância” um programa permanente da Câmara dos Deputados. No dia 05/02, a Frente testou a ideia com um debate sobre o direito de brincar. Os convidados apresentaram pesquisas sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e defenderam que pais e professores tenham conhecimento disso.

A presidente da IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar), Janine Dodge, lembrou que a criatividade, a solução de problemas, o pensamento crítico e o trabalho em equipe são habilidades fundamentais na vida adulta e que começam a ser desenvolvidas em brincadeiras infantis.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos