Braille e Libras nas Escolas


Nome: Paola Rosa
Cidade: Joinville
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: O objetivo da minha lei é que as escolas no Brasil, tanto da rede pública e da rede particular, tenham aulas de Braille e Libras, e tenham professores que saibam Braille e Libras . A minha ideia propõe que as escolas que tenham um estudante mudo ou surdo tenham esse sistema para que todos os alunos se sintam iguais. A minha lei vai precisar para se tornar real professores capacitados a ensinar o Braille e Libras para os alunos.
A aplicação desta lei deve ser feita da seguinte forma: Os professores das escolas tem que saber Braille e Libras; No ensino médio ter a opção de 600 horas adicionais que são exigidas pela BNCC e com a devida certificação; Os devem ter aulas semanalmente para aprender Braille e Libras. Já a fiscalização desta lei irá depender dos diretores dessas escolas e também do Prefeito da cidade.
Um grande incentivo para essa lei se tornar real, é que os alunos surdos e mudos tenham os mesmos direitos de aprendizagem que os outros.
Essa lei irá precisar sim de recursos financeiros, pela questão de teriam que ter professores capacitados para a aprendizagem dos alunos. Esses recursos financeiros poderão ser obtidos, por meio do PPP ( Projeto Político Pedagógico).
Justificativa: Eu penso que o Braille e Libra nas escolas vão ser impontantes pelos seguintes motivos: - Os alunos surdos e mudos irão ter os mesmo direitos, métodos de apredizagem que os outros alunos; - Os alunos terão uma forma de conversar com seus colegas de turma.