Inscreva seu projeto no Câmara Mirim 2020!

Fundo em tons de verde. Em posição central, há uma escrivaninha de madeira com uma folha de papel em branco e, atrás dela, uma menina de cabelos castanhos escuros e franja, vestida com camiseta polo branca com gola e detalhes azuis. Com a mão direita, a menina segura o queixo. Com a esquerda. segura uma caneta azul. Ela olha para cima, para a esquerda, e sorri. Há um balão de pensamento sobre sua cabeça com a marca do programa Câmara Mirim.

Chegou a hora mais esperada por crianças e jovens que se interessam por política e têm muitas ideias para melhorar a vida de todos os brasileiros. Começaram as inscrições para o Câmara Mirim 2020! Para participar, transforme sua ideia em projeto de lei e envie pra gente! Uma equipe de consultores vai avaliar e selecionar as três melhores propostas. Caso a sua esteja entre elas, você virá a Brasília-DF, com tudo pago, para defender sua proposta na Câmara dos Deputados.

O que é?

O Câmara Mirim é um programa educativo em que estudantes do ensino fundamental vivem a experiência de ser parlamentares, elaborando, debatendo e votando projetos de lei na Câmara dos Deputados.

Quem pode participar?

As inscrições são abertas a estudantes regularmente matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil.

Como participar?

Inscreva seu projeto de lei até o dia 03 de julho de 2020. Acesse aqui o formulário de inscrição. Todos os detalhes estão no Regulamento do Câmara Mirim.

Você também pode enviar seu projeto para o e-mail camaramirim@camara.leg.br.

Se você optar por se inscrever via Correios, o prazo final é 19 de junho. O endereço para envio é

Plenarinho – Câmara Mirim
Palácio do Congresso NacionalCâmara dos Deputados
Ed. Anexo I, 16º andar, sala 1609
Praça dos Três Poderes
Brasília – DF – CEP: 70160-900

“Mas eu nunca fiz um projeto de lei!”

Quer participar, mas não sabe por onde começar? A Tininha mostra a você como proceder!

Quando acontece o Câmara Mirim 2020?

Nos dias 22 e 23 de outubro, cerca de 250 alunos virão à Câmara dos Deputados, em Brasília, para conhecer, na prática, partes fundamentais da atividade parlamentar: o debate respeitoso de ideias e a votação dos três projetos de lei selecionados . No primeiro dia, os estudantes se reúnem em plenários de comissão para analisar sugestões de melhorias feitas ao texto original. No segundo dia, o resultado das discussões será votado no Plenário da Câmara.

Ah! E sua proposta pode virar lei de verdade! Várias ideias do Câmara Mirim inspiraram os deputados e estão sendo debatidas pelas Comissões da Casa.

Não perca tempo! Inscreva-se já e seja você também um Deputado Mirim!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

8 Comentário(s)

  • by Alessandra Polo postado 08/03/2020 20:21

    Amei, conhecendo agora o plenarinho, Conte comigo!

    • by Turma do Plenarinho postado 09/03/2020 09:09

      Eba! Estamos esperando a sua participação, Alessandra! Abraços da Turma!

  • by Miriam Bitencurti postado 11/03/2020 12:54

    Oiiii. Conhecendo agora o projeto. Nunca participei com alunos. Qual o limite de projetos por escola?

    • by Turma do Plenarinho postado 12/03/2020 10:32

      Olá, Míriam, não há limite de projetos por escola! Aguardamos a participação da sua turma! Beijos!

  • by Mariana Reis Jorge do Vale postado 21/03/2020 20:54

    Gostaria de conhecer o plenário.como faço vc também pode passar um recado meu ao presidente?

    • by Turma do Plenarinho postado 23/03/2020 08:19

      Mariana, neste momento a Casa está fechada para visitação. Fique de olho no portal da Câmara para saber quando a Visitação Institucional voltará! O endereço é http://www.camara.leg.br. Quanto a enviar uma mensagem ao presidente, você pode ligar para o Disque-Câmara – 0800 619 619. Se preferir, envie uma mensagem: https://camara.custhelp.com/ Abraços da Turma!

  • by Jaqueline Candido postado 23/03/2020 11:17

    Olá, bom dia!
    Gostaria de saber como procede o envio do Projeto? O aluno envia diretamente ou o professor? Nesse momento complicado que estamos atravessando por conta do coronavírus, os Projetos continuam sendo aceitos?

    • by Turma do Plenarinho postado 23/03/2020 11:22

      Oi, Jaqueline! Tanto professor quanto aluno podem enviar. O recebimento de projetos de lei continua normalmente! Qualquer dificuldade, é só entrar em contato! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos