Isolamento social: precisa ou não?

Ilustração. Xereta está debruçada em uma janela e olha para fora com expressão séria. Da cabeça dela sai um balão de pensamento e, dentro dele, a imagem da Turma do Plenarinho brincando.

O isolamento social é apontado por especialistas de todo o mundo como uma das principais medidas para reduzir a velocidade de contágio da COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Mas é claro que só ficar em casa sem poder ir para a escola, brincar lá fora ou encontrar os amigos não é nada fácil e acaba gerando muita insatisfação. E muita gente até se pergunta: Será que todo esse cuidado é mesmo necessário?

Agora a resposta é sim. Deixar o máximo possível de pessoas em casa é importante para “achatar” a chamada curva de contágio do vírus. Mas como isso funciona? Cada infectado (tendo ou não sintomas da doença) pode contaminar entre 2 e 4 pessoas, em média. Então, se diminuirmos a circulação de gente nas cidades, reduziremos também a circulação do vírus. Assim, quem está doente pode sarar sem que as demais pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo. Já pensou, conseguir leitos nos hospitais para a população de uma cidade inteira? É impossível!

Além disso, se todos ficam em casa sem se contaminarem, dá tempo também para pesquisadores testarem vacinas e medicamentos para enfrentar a nova doença.

“Do ponto de vista científico-epidemiológico, o distanciamento social é fundamental para conter a disseminação do novo coronavírus. Quando a COVID-19 chega à fase de franca disseminação comunitária, a maior restrição social, com fechamento do comércio e da indústria não essencial, além de não permitir aglomerações humanas, se impõe. Por isso, esta medida está sendo tomada em países europeus desenvolvidos e nos Estados Unidos. Ficar em casa é a resposta mais adequada para a maioria das cidades brasileiras neste momento, principalmente as mais populosas” reforça o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha, em nota oficial da entidade.

É importante lembrar que uma epidemia é dinâmica. Então as recomendações podem mudar ao longo do tempo, à medida que o número de casos aumenta e que novos conhecimentos científicos são publicados. A ciência tem trabalhado intensamente para superar esse novo desafio! E todos precisamos colaborar.

Por enquanto a regra é: fique em casa! E conte pra gente o que você tem feito para estar bem nesse período. Você pode enviar seu texto ou foto para o e-mail plenarinho@camara.leg.br. Nas redes sociais, use a hashtag #quarentenacomoplena pra gente ver!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

8 Comentário(s)

  • by Giovanna Sousa postado 04/05/2020 11:37

    Olá,turma do plenarinho!
    Meu nome é Giovanna e faço parte da ONU e queria saber se vocês tem mais revistinhas para encomendar,pois irei dar sugestão de darmos á crianças sem moradia um passatempo!Se concordarem me respondam!

    Abraço da ONU!
    ASS:Giovanna Sousa

    • by Turma do Plenarinho postado 04/05/2020 12:30

      Boa tarde, Giovanna, como você fala em nome de um organismo internacional, é melhor que você entre em contato com uma instância superior da Casa, como a Presidência da Câmara dos Deputados. De todo modo, neste momento, os envios de publicações do Plenarinho estão suspensos devido à pandemia da COVID-19. Não temos como fazer qualquer remessa. Abraços da Turma!

  • by Tauane postado 09/07/2020 21:04

    Boa noite!!!Como faço para conseguir exemplares para distribuir para as crianças do CRAS

    • by Turma do Plenarinho postado 10/07/2020 08:03

      Bom dia, Tauane! Infelizmente, por conta da necessidade de isolamento social, não estamos realizando atividades presenciais, como a expedição de material impresso. De toda forma, há um formulário em nosso portal para pedido de publicações. Fica no menu “Diversão”, aba “Revistinhas”. Abraços da Turma.

  • by Gabryel Bonifácio da cunha postado 08/04/2021 11:40

    O isolamento social e muito importante

    • by Turma do Plenarinho postado 08/04/2021 12:40

      Com certeza, Gabryel! Abraço (de longe) da Turma!

  • by viviane lisboa dos santos postado 16/09/2021 17:08

    olá, estamos voltando aos encontros presencias dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e gostaria de adquirir os exemplares pra os meus grupos de crianças e adolescentes .

    • by Turma do Plenarinho postado 16/09/2021 20:41

      Oi, Viviane, devido à pandemia ainda não retomamos os trabalhos presenciais, por isso o envio de publicações impressas está suspenso. Assim que tivermos alguma novidade sobre o assunto, avisamos aqui. Por ora, estamos disponibilizando alguns títulos em formato pdf para download e impressão caseira:

      https://plenarinho.leg.br/index.php/2020/07/revistinhas-plenarinho-e-pandemia/

      Abraços da Turma

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos