Democratização do acesso aos recursos tecnológicos das escolas publicas do Brasil


Nome: Beatriz Maria Monteiro de Castro Oliveira
Cidade: Belo Horizonte
Tema: Educação / Cultura| Outros
Conteúdo: Muitas vezes nas escolas publicas existem salas de informatica equipadas, mas que não são utilizadas pelos alunos. A proposta é que as salas de informatica ficassem abertas também no horário contra turno e fosse contratado um profissional que auxiliaria os alunos no acesso aos computadores. O objetivo dessa lei seria que os alunos tenham acesso à internet para realizarem pesquisas; jogar jogos educativos; aprender a usar ferramentas como o Word e Excel; entre outras funções. O publico- alvo são os alunos de escolas publicas que muitas vezes não tem acesso e não sabem utilizar essas ferramentas tecnológicas.
A Secretaria da Educação e a Secretaria da Ciência e Tecnologia devem cumprir essa lei e a Secretaria da Educação deve fiscaliza-la.
Se a Secretaria da Educação e a Secretaria da Ciência e Tecnologia não cumprirem a lei, terão que pagar uma multa equivalente a 10% do salário mínimo.
Os recursos financeiros serão obtidos da seguinte forma: Salário do(s) profissional(s) para auxiliar os alunos - Secretaria da Educação Equipamentos e manutenção dos mesmos - Secretaria da Ciência e Tecnologia Reserva para ser destinada à Secretaria da Educação e Secretaria da Ciência e Tecnologia - Prefeitura
Com essa lei, as crianças e adolescentes não ficarão ociosos no período contra turno, o que diminuirá a chance deles se envolverem com coisas erradas como drogas, bebidas alcoólicas, etc. Além de que os alunos terão onde pesquisar e aumentar o conhecimento.
Justificativa: Meu pai é professor em escola pública e ele pediu para que os alunos fizessem um trabalho no computador pelo Word, e a maior parte deles disse que não sabia utilizar a ferramenta. Eu então pensei: a maioria das escolas tem salas de informática equipadas, mas os alunos não tem acesso. Se fosse estendido o horário de funcionamento e contratado um profissional capacitado para auxiliar os alunos, eles aprenderiam a utilizar essas ferramentas tecnológicas e colheriam muitos frutos devido a isso.