A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GARCIA LEAL, NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANOS FINAIS


Nome: SUELEM FERREIRA dos santos
Cidade: PARANAÍBA
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: O projeto tem o intuito de analisar o uso de imagens fílmicas históricas em sala de aula para fundamentar a implementação da lei nº 10.639/03 no que infere ao ensino da história e cultura africana e afro-brasileira na Escola Estadual José Garcia Leal no Ensino Fundamental: Anos Finais”, bem como desenvolver o processo de reflexão explicitando assim alguns princípios que podem nortear a vivência de novas práticas dentro da sala de aula, voltadas à formação da consciência histórica.
Os discentes serão os responsáveis por fiscalizar dentro da sala de aula por meio do uso de "imagens", tendo em vista um conjunto de dados sobre “consciência histórica”, atrelados à concepção de “narrativa”, se é possível constituir uma estrutura teórico-metodológico, para a incorporação da lei em sala de sala de aula, através da análise das narrativas produzidas pelos mesmos, após o trabalho executado pelo professor durante as aulas.
Partindo da seguinte problematização: A importância das imagens em movimento para fundamentar a implementação da Lei 10.639/2003 em sala de aula, tendo em vista a análise das narrativas dos discentes, bem como a relevância das práticas pedagógicas na abordagem dessa temática nas disciplinas de História, Língua Portuguesa e Arte, as quais fazem parte constitutiva do processo ensino-aprendizagem no contexto escolar.
RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS: - Papéis; -Canetinhas; -Giz de cera; - Revistas e jornais; - Cola; - Barbante; - Projetor; - Aparelho de som. -Fantasias; -Câmara fotográfica; -Filmadora: RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS - Alunos; - Professores; - Pais; - Colaboradores e gestores.
OBJETIVOS Geral • Verificar como o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira tem sido abordado na escola estadual a luz da Lei 10.639/2003. Específicos • Averiguar as práticas pedagógicas para o ensino das relações étnico-raciais. • Analisar as possíveis estratégias de ensino que tem sido utilizada pelos docentes para a desmistificação da discriminação. • Descrever como a prática pedagógica aborda esse conteúdo atendendo as diretrizes curriculares nacionais.
Justificativa: Após a implementação da Lei 10.639/2003 a qual torna obrigatório, o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, os profissionais da área da educação não trabalha com essa temática na rede estadual de ensino, diante desta realidade, surgiu o interesse de proporcionar aos discentes a pensarem historicamente certas questões vividas por homens e mulheres do/no passado, através das imagens em movimento (cenas fílmicas) em sala de aula, para investigar como constroem o sentido em relação ao processo histórico, maneira pela qual alicerçam suas tomadas de decisão no presente e refazem suas concepções sobre o outro e suas visões de mundo.