Rubem Fonseca

Ilustração. O fundo é composto por estantes cheias de livros de várias cores. No centro, aparece um homem moreno, calvo, com sobracelhas grossas e rugas pelo rosto. Ele tem uma expressão séria, apoia o rosto em uma das mãos que está fechada. O outro braço está debruçado sobe uma mesa marrom.

Rubem Fonseca, um dos maiores escritores brasileiros, foi contista, romancista, ensaísta e roteirista. Nascido em Juiz de Fora (MG), em 1925, ele se mudou para o Rio de Janeiro ainda na infância. Formou-se na Escola de Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) e foi comissário de polícia, entre 1952 e 1958.

Essa experiência profissional influenciou sua obra, já que o autor se destacou principalmente no gênero policial, misturando elementos da realidade, violência, personagens históricos e forte crítica social. Entre os livros mais famosos estão Agosto, Bufo e Spallanzani e O Caso Morel, além das coletâneas de contos e crônicas Feliz Ano Novo, O Cobrador e Pequenas Criaturas.

Rubem Fonseca ganhou o Prêmio Jabuti seis vezes e, em 2003, o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa, pelo conjunto da obra. O Brasil se despediu dele em 15 de abril de 2020, vítima de um infarto, aos 94 anos de idade.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos