Dia das Mães

Ilustração. O fundo é rosa e amarelo, cheio de flores claras espalhadas. No centro da imagem Ana Légis entrega uma flor amarela para sua mãe, uma mulher negra, magra, cabelos cacheados castanhos e presos. Ela veste blusa sem mangas cor de laranja e calça roxa. A Turma do Plenarinho assiste a essa cena, sorri e aplaude.

O Dia das Mães começou a ser comemorado no segundo domingo de maio há mais de um século, nos Estados Unidos. A data foi trazida ao Brasil alguns anos depois, tornando-se oficial aqui em 1932, com um decreto presidencial.

Conta a história que no século XIX, uma mãe do estado da Virgínia/EUA chamada Ann Maria Reeves Jarvis desenvolvia ações de combate à mortalidade infantil, de valorização das mães trabalhadoras e de união entre as mulheres cujos filhos se enfrentaram na Guerra de Secessão.

Com a sua morte, em 1905, sua filha Anna Jarvis iniciou uma campanha de valorização da figura materna na sociedade, pedindo a instituição de um dia especial em comemoração às mães. E conseguiu! A data – o segundo domingo de maio de cada ano – foi oficializada nos Estados Unidos em 1914 pelo presidente Woodrow Wilson.

Não tardou para que a data chegasse ao Brasil. Ela tornou-se oficial em 5 de maio de 1932, quando o presidente Getúlio Vargas fez publicar o Decreto nº 21.366. Esse documento definiu o segundo domingo de maio como momento para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos