Militar brasileira ganha prêmio de Igualdade de Gênero da ONU

A comandante Carla Monteiro de Castro Araújo foi escolhida para receber o prêmio Defensoras Militares da Igualdade de Gênero da ONU 2019 por sua atuação na República Centro-Africana. A premiação reconhece o trabalho em prol da proteção de mulheres que é desenvolvido pela oficial da Marinha brasileira.

Desde abril de 2019, Carla, que integra as Forças de Paz que atuam naquele país, conduz um amplo treinamento em questões de gênero com as tropas e as comunidades locais. Uma das preocupações principais da militar é garantir a participação das mulheres nos processos políticos e de paz, além de pedir proteção e prevenção à violência sexual em situações de conflitos.

Este é o segundo ano consecutivo que uma brasileira recebe o prêmio. Na edição de 2018, ele foi entregue à capitão de corveta brasileira Márcia Andrade Braga.

Saiba mais

Como o nome já diz, a República Centro-Africana (RCA) fica na África Central e faz fronteira com o Chade (norte), Sudão (nordeste), Sudão do Sul (leste), Congo (sul) e Camarões (oeste). Sua capital é Bangui e a língua oficial é o francês. Como outras nações africanas, a RCA tem sua história marcada pela exploração de seus recursos naturais e humanos pelos europeus, principalmente franceses. É um dos países mais pobres do mundo e enfrenta sucessivos conflitos internos, que já provocaram a morte de milhares de civis. Desde 2014, as Forças de Paz da ONU estão no país.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos