A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SABEREM LIBRAS


Nome: Alan Gabriel Zimingoski
Cidade: Canoinhas
Tema: Educação / Cultura| Saúde| Direitos da Mulher
Conteúdo: A presente lei trata da obrigatoriedade de médicos e enfermeiros e profissionais afins da saúde saberem se comunicar em Libras.
A fiscalização pode ser feita pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos ou outro órgão competente.
Ficará estabelecido que os profissionais da saúde a partir do estabelecimento dessa lei terão que passar por um teste de conhecimentos básico em Libras ministrado um órgão competente. Como obrigatoriedade da disciplina de libras na grade curricular dos curso da área da saúde.
As universidades públicas e particulares terão que disponibilizar cursos rápidos e flexíveis em libras voltadas à necessidade dos profissionais interessados. Como incentivo de programas do governo.
Os funcionários que trabalhem nas áreas da saúde e afins que forem intérpretes de libras e aplicarem nas atividades de atendimento terão um adicional de 2,5% ( dois e meio porcento) no valor do salário. Como forma de incentivo no aprendizado de Libra.
Justificativa: O projeto de lei trata da implantação em profissionais da saúde o conhecimento básico em libras para atender pacientes com deficiente auditiva. A ideia para elaboração deste projeto de lei sobre Libras na saúde, veio após ouvir a professora falar que estava estudando libras e comentou sobre um vídeo de uma profissional que ensinava libras, falar as dificuldades dos pacientes com deficiência auditiva tem em relatar seus sintomas e compreender como devem se cuidar e tomar a medicação. Com implantação dessa lei sabe se que a Libras facilitará a vida dos pacientes realizando equidade social. Por estes motivos peço a aprovação desse projeto de lei a todos os presentes.