MUSEUS


Nome: Indhira Hanna Viegas Coelho
Cidade: Viana
Tema: Educação / Cultura| Trabalho e emprego
Conteúdo: O presente projeto busca viabilizar o acesso da população às fontes históricas e culturais de sua localidade. Promovendo a implantação de museus públicos em todos os municípios brasileiros.
Os órgãos encarregados pela fiscalização e cumprimento de tal proposta serão o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e as secretarias municipais de cultura. Cabe ao IBRAM e as secretarias municipais de Cultura: I- Juntamente com a população local, reunir todo material histórico que possa ser mantido em um único acervo, bem como: registros, livros, telas artísticas, maquetes e outros objetos ou representações e zelar por eles. II- Assegurar a entrada de quaisquer pessoas sendo da localidade ou não, como turistas. III- Será punido todo e qualquer indivíduo que ferir a integridade do museu, de algum bem declarado de interesse público ou gerar danos como a destruição, degradação ou perda de valor patrimonial.
Aplicação de multas e cortes no orçamento municipal.
Os recursos financeiros são provindos do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para bancar a contratação de funcionários e a manutenção do espaço, assim gerando empregos para a população. É necessário fazer a contratação de pessoas físicas, bem como: guias, zeladores, diretores, faxineiros, restauradores dentre outros. Assim como construir, comprar ou alugar um local acessível.
Justificativa: É difícil encontrarmos materiais (livros, objetos em geral) que remetam a história do local onde vivemos (município), o que podia ser utilizado para obter conhecimento, fica guardado e esquecido em algum lugar desconhecido. A contrução de museus é de suma relevância para a população de cada município, visando pela preservação e compartilhamento de informações relativas a tais materiais. Nossa cultura está se degradando!! Precisamos disseminar o que temos de melhor nela, para garantir que nossas futuras gerações conheçam a história do lugar onde vivem, muitos jovens atualmente, desconhecem isso, é triste e revoltante! Portanto, as leis devem ter em vista também a disseminação e preservação da cultura, antes que seja tarde de mais para isso.