São João em casa é pra lá de bão!

Em tempos de pandemia, eventos com aglomeração de pessoas são um risco grande demais à saúde de todos. E isso vale para as festas juninas. Mas, com criatividade e imaginação, dá para fazer um arraiá bem animado em casa mesmo! Pegue o caminho da roça e venha com a Turma!

Sua festa junina vai precisar de:

Um espaço livre

Se você morar em uma casa com quintal, sua festa pode ser lá! Mas se não for o caso – ou se estiver muito frio e não der para ficar do lado de fora – escolha um cômodo da sua casa, afaste os móveis e comece a preparar o seu São João!

Decoração

Festa junina sem bandeirinhas não é festa junina! E não é preciso comprá-las prontas, você pode fazer com páginas de revistas velhas, papéis de presente usados ou até encartes publicitários!

Veja como dobrar e recortar o papel!

whatsapp-image-2020-06-22-at-22-42-28

Pronto! Agora é só colar as bandeirinhas em um barbante comprido.

Lanterna também é fácil de fazer e fica uma graça!

whatsapp-image-2020-06-23-at-20-15-52

Decoração pronta? Peça para um adulto pendurar em um local mais alto, onde não vá ficar batendo na cabeça de ninguém.

Música animada

Os ritmos que embalam as festas juninas são o forró, o baião, o xaxado, o xote e o arrasta-pé. Eles têm em comum os instrumentos utilizados – zabumba, triângulo e acordeon. Há muitos grupos de forró famosos no Brasil. Se quiser ir por um caminho mais tradicional, recomendamos Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos!

Comidas

Há quem diga que são a melhor parte da festa! Por ser uma celebração muito ligada à vida no campo, a festa junina tem como pratos típicos aqueles que usam ingredientes que estão em plena safra: milho, mandioca (também conhecida como aipim ou macaxeira), abóbora (ou jerimum), batata-doce. Amendoim e coco também fazem bonito na mesa!

Quer sugestões de pratos para a sua festa? Bolo de milho, milho cozido, pamonha, curau, canjica, pipoca, bolo de mandioca com coco, amendoim torrado, paçoca, pé de moleque, doce de abóbora, cocada, doce de batata-doce…

Trajes típicos

Não pode faltar um chapéu de palha no seu traje junino. Um vestido rodado e colorido faz bonito na festa. Uma camisa xadrez bem quentinha também!

Brincadeiras

Elas rendem boas risadas! Confira aqui as nossas sugestões.

Rabo do burro: desenhe um burro (bem grande!) e o seu rabo. Recorte o rabo e cole uma fita adesiva enrolada em sua extremidade. Prenda o desenho do burro na parede. Agora é hora de brincar! De olhos vendados, gire em torno de si mesmo 4 vezes. Agora vem a parte divertida – tentar acertar onde colocar o rabo do burro seguindo as pistas de quem estiver com você!

Pescaria: desenhe e recorte peixinhos em papelão. Prenda um clipe de papel em suas costas. Arranje uma vareta comprida e amarre um barbante na ponta. Na outra extremidade do barbante, amarre um ímã de geladeira bem forte. Coloque os peixinhos dentro de uma bacia (sem água) e pode começar a pescar!

Pula a fogueira, Iaiá

Fogueira dentro de casa, nem pensar! Mesmo no quintal, o fogo pode trazer riscos às pessoas, às residências e, até mesmo, ao meio ambiente.

Mas você ainda pode ter uma fogueirinha improvisada para a sua festa. Você vai precisar de papel pardo enroladinho para imitar a lenha, de pedaços de papel de seda vermelho, amarelo ou laranja representando o fogo, de um pouco de cola para prender tudo no lugar e de uma lanterninha a pilha, para fazer a fogueira brilhar.

fogueira

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos