Um bom cidadão conhece desde cedo os seus direitos e deveres. Sabendo disso, preparamos um plano de aula para que você, professor@, possa apresentar o Estatuto da Criança e do Adolescente aos seus estudantes.
Vale destacar que este aprendizado está alinhado às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com destaque para:
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Essa competência estabelece a necessidade de desenvolver na criança e no jovem a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável.
Público-alvo: Estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental (do 5º ao 9º ano)
Disciplinas trabalhadas: Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza.
Objetivos:
- Familiarizar os estudantes com os conceitos de cidadania e direitos;
- Familiarizar os estudantes com uma parte do texto do Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Capacitá-los a identificar direitos e deveres;
- Compreender se este direitos previstos na lei são cumpridos;
- Pesquisar e entender as mudanças na legislação que tratam da infância.
Atividades propostas
Propomos cinco aulas de 40 minutos, cada.
Aula 1: Cidadania e Direitos
Cidadania diz respeito ao conjunto de direitos e deveres dos cidadãos. Os deveres existem para organizar a vida em comunidade. Em qualquer lugar, existem regras que determinam o que pode ser feito e o que não pode. Mas também existem os direitos, que são as normas que reconhecem e protegem a dignidade de todas as pessoas. No Brasil, estão definidos na nossa Constituição. No caso das crianças, ainda tem o que está determinado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Tendo como referência esta compreensão, este primeiro momento tem como objetivo apresentar aos estudantes os conceitos de cidadania e direitos, de modo que possam entender a relação que existe entre eles.
Antes de explicar os conceitos, perguntar o que eles entendem por cidadania. Deixar que digam o que pensam e anotar no quadro palavras-chave. Depois, perguntar o que são direitos e proceder do mesmo modo.
Pedir que os estudantes anotem em seus cadernos os dois conceitos. E explicar que serão retomados na próxima aula sobre o assunto.
Textos de referência:
Aula 2 – O que é o ECA?
Escrever a sigla no quadro e perguntar o que significa. Explicar que se trata da lei mais importante que temos no país sobre direitos da infância e da adolescência.
Dividir os estudantes em grupo e pedir que os estudantes leiam o ECA ilustrado para crianças. Após a leitura, cada grupo deve escrever os principais direitos identificados na lei. Entre eles, terão que escolher um para ilustrar. Os desenhos devem ser apresentados ao restante turma e a escolha do direito explicada e justificada.
Para casa, os estudantes devem fazer uma pesquisa na internet sobre notícias em que os direitos da infância e adolescência sejam mencionados. O resultado da pesquisa deve ser escrito para ser apresentado na aula seguinte.
Aula 3 – Sobre os direitos e as mudanças na legislação
Explicar que, no ECA, estão garantidos direitos fundamentais à vida, saúde, alimentação, educação, ao esporte, lazer, à profissionalização, cultura, dignidade, ao respeito, à liberdade e convivência familiar e comunitária.
Apresentar para eles a linha do tempo da legislação sobre infância e as principais mudanças promovidas pelo ECA.
Pedir que apresentem as notícias que pesquisaram em casa e discutir com eles em que medida refletem respeito ou desrespeito aos direitos apresentados e identificados.
Aula 4 – Trívia do ECA
Pedir que os estudantes joguem a Trívia do ECA.
Perguntar o que ela traz de novidade em relação ao que já aprenderam. Aproveitar para conversar sobre conceitos como “proteção integral”, “prioridade absoluta”, “sujeito de direito”. Eles podem ser conferidos neste texto..
Explicar sobre a criação dos conselhos tutelares e sua importância na proteção e garantia dos direitos da infância e juventude. Para casa, sugerir que pesquisem sobre o Conselho Tutelar da cidade onde moram: onde fica, telefone de contato, nome dos conselheiros.
Aula 5 – Avaliação
Pedir que os estudantes expliquem o que compreenderam sobre o ECA e que comentem sobre o que ele estabelece em termos de direitos e deveres. Pedir que expliquem sobre os conceitos novos que aprenderam e sobre o que acharam mais importante nestas aulas.
Material necessário: Computadores ou celulares (caso a escola permita) com acesso à internet para realização de pesquisa.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
77 Comentário(s)
Excelente, obrigada pelas contribuições.
Que bom que ajudou você, Valéria! Ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!
parabéns pelo material ira ajudar bastante
Que bom, José Francisco! Ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!
Material importantíssimo e agregou bastante no meu conhecimento.
Que bom, Denilia! A gente fica muito feliz em saber! Abraços da Turma!
Olá, sou professora do 5º ano, como faço para conseguir “Almanaque Turma da Mônica: Estatuto da Criança e do Adolescente”, para trabalhar ‘CIDADANIA” com minha turma?
Bom dia, professora Zeneide, nós somos o Plenarinho, da Câmara dos Deputados, não temos ligação com a Maurício de Sousa Produções. É melhor que você entre em contato com eles! Abraços da Turma!
AMEI A SUA AULA.
Que bom, Marlene, ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!
Que material enriquecedor! Muito bom!
Que bom que achou, Juliana! Ficamos felizes em saber. Abraços da Turma!
Muito obrigada material riquissimo em inormações,
Muito bom o material super rico.
Que bom que gostou, Solange! Abraços da Turma!
Material importantíssimo e agregou bastante no meu conhecimento.
Que bom, Kênia! Ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!
Material muito enriquecedor e importante, agregou muito aos meus conhecimentos.
Que ótimo saber disso, Aurea! Abraços da Turma!
Material muito bom, aprimorou de uma forma muito significativa meus conhecimentos.
Que maravilha, Ivani, ficamos muito felizes em saber. Abraços da Turma!
Excelente aula!!!
Que bom que gostou, Manuela! Se quiser compartilhar como foi a aplicação do plano em sala de aula, a gente vai adorar saber! (pode mandar para o nosso e-mail: plenarinho@camara.leg.br). Abraços da Turma!
Ótimo . Cidadão não pode ser só de papel, como já dizia Dimensteim
Que bom que você gostou, Evanilda! Abraços da Turma.
Ótimo!!!teoria sem prática é vã. Não tem sentido algum
Que bom que gostou, Claudia! Abraços da Turma!
Esse material que está disponível é muito útil pra classe de professores
Que bom que gostou, Everalda! Nossa intenção é essa, estar ao lado de vocês na sala de aula! Abraços da Turma!
MUITO MPORTANTE TER UMA CONEXÃO PROFESSOR(a)/ ALUNO PARA MELHORES CONHECIMENTOS
Verdade, Josyanne! Abraços da Turma!
os materiais aqui apresentados ,ampliaram ainda meus conhecimentos para ajudar no ensino e no aprendizado dos alunos .
Ficamos muito felizes com isso, Iaraci! Abraços da Turma!
Ótimo!
Que bom que você gostou, Heunice! Abraços da turma!
Eu trabalhei com minha turma do terceiro ano, direitos e deveres, foi uma aula muito participativa.
Ah, que ótimo saber, Ana Maria! Se quiser, mande mais detalhes de como foi para o nosso e-mail: plenarinho@camara.leg.br! Abraços da Turma!
minha turma do 4 e 5 ano , a aula foi muito produtiva depois da explicação, os alunos identificaram vários aspectos em suas próprias vidas tanto em direitos como no deveres e entenderam de que se trata o eca
Ah, que delícia ler disso! A gente fica muito feliz em saber que esteve do seu lado na sala de aula! Abraços da Turma!
Muito boas as propostas. Gostaria de indicaação para o 1° ano das series iniciaais
Por enquanto não temos plano de aula para este público, mas anotamos sua sugestão, Cristiane! Abraços da Turma!
Ótimo material!
Que bom que gostou, Maria! Abraços da Turma!
Muito bom material para ser desenvolvido com os alunos, rico em aprendizagem.
Que bom que achou, Josenéa! A gente fica feliz em saber! Abraços da Turma!
Perfeito, amei,
Que bom que gostou, Marilza! Abraços da Turma!
Material riquíssimo. Amei!
Que bom que gostou, Claudilene! A gente fica feliz em saber! Abraços da Turma!
Muito bom, o material me ajudará bastante!
Que bom que gostou, Ana Carolina! A gente fica feliz em saber! Abraços da Turma!
by Nely Sobrinho silva sou professora da área indígena, minha turma é do 6º ano, então vejo que tem materiais riquíssimos para fazermos um belo trabalho com os nossos alunos.
Olá, professora! Ficamos muito felizes que gostou! Abraços da Turma!
Muito bom.
Que bom que você gostou, Natália! Abraços da Turma!
ótimo, os assuntos de Cidadania e dos direitos da criança e do adolescente ( ECA)
Muito importante mesmo, né, Ana? Que bom que gostou! Abraços da Turma!
Bom dia,
O conteúdo é super interessante, o plano de aula rico em informações.
Ah, que bom que gostou, Jucileide! Ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!
Ótimo, os assuntos de Cidadania e dos direitos da criança e do adolescente ( ECA
Que bom que gostou, Rosana! Abraços da Turma!
Material bastante rico ,muito bom,
Ah, que bom que gostou, Francisca! Ficamos felizes em saber. Abraços da Turma!
Propostas maravilhosas…
Ah, que bom que gostou, Maria Genilda! Abraços da Turma!
Excelente gostei é muito bom que a criança desde cedo conheça os estatutos que tem na lei.
Que bom que gostou, Maria das Dores! Ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!
parabéns pelo material ira ajudar bastante.
Que bom que você gostou, Maria das Dores! Ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!
Saber seus direitos e deveres, desde cedo, São conteúdos muito importante para nosso ensino e aprendizagem.
Com certeza, Selvina! Abraços da Turma!
Material muito bom ajudará bastante na minha carreira profissional
Ah, que bom saber disso, Beatriz! Ficamos felizes! Abraços da Turma!
parabéns a todos pelo material, ira ajudar bastante !!
Ah, que bom saber disso, Joelson! Ficamos muito felizes! Abraços da Turma!
Excelente material, dicas importantíssimas. Feliz em poder aprender como organizar os planos de aulas para futuramente está colocando em prática todo esse aprendizado. Gratidão!
A gente fica muito feliz em saber que o nosso material está ajudando você, Ana! Abraços da Turma!
Estou amando conteúdo de qualidade, dicas de organização e métodos de como colocar tudo em prática com muito aprendizado
Ah, que bom saber disso, Jennifer! Ficamos muito felizes! Abraços da Turma!
amei o curso pra mim foi muito rico e contribuiu muito para meu conhecimento
Ah, que ótimo, Cleonice! Ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!
Comente!