Bossa Nova

Na história da cultura brasileira, alguns movimentos musicais se destacaram pela inovação! A Bossa Nova é um ótimo exemplo disso. Reconhecida e muito apreciada no exterior até hoje, ela é caracterizada por uma música suave, quase sussurrada.

Os temas que mais aparecem nas letras da Bossa Nova são o amor e as belezas do nosso país. Ao som do piano e do violão, grandes cantores e compositores, como João Gilberto e Tom Jobim, já encantaram muita gente com esse gênero musical.

A origem

A Bossa Nova começou oficialmente em agosto de 1958, quando o disco do cantor João Gilberto chegou às lojas brasileiras, com as músicas Chega de Saudade (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor). Foi uma surpresa! O som simples e harmônico de João Gilberto, considerado o pai deste gênero musical, foi uma grande novidade.

Apesar de não ter tido sucesso imediato, este disco pode ser considerado um dos marcos da Bossa Nova. Isso porque, além de ter trazido algumas das mais clássicas composições do gênero, trouxe também a famosa batida do violão de João Gilberto, com seus acordes clássicos e inspirados no jazz norte-americano. Aliás, foi essa influência estrangeira a principal arma que os críticos usaram para atacar a Bossa Nova.

Das reuniões aos shows

Apesar de o movimento ter surgido oficialmente no final da década de 1950, alguns anos antes, um grupo de músicos da classe média carioca se reunia em apartamentos da zona sul, como o de Nara Leão, para ouvir e fazer música. Os encontros reuniam jovens autores e músicos como Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Sérgio Ricardo e Chico Feitosa, entre outros.

Os shows do grupo começaram no ambiente universitário (a Bossa foi o primeiro movimento musical brasileiro a sair das faculdades) e, de lá, para os bares de Copacabana. Deste cenário, sairiam artistas como Elis Regina, Wilson Simonal e Jorge Ben Jor.

Parceria mais que perfeita

Além de João Gilberto, parte do repertório clássico do movimento deveu-se às parcerias de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. É deles a famosíssima canção Garota de Ipanema. Só para se ter uma ideia, depois de Aquarela do Brasil (de Ary Barroso), Garota de Ipanema é a canção brasileira mais conhecida em todo o mundo, com mais de 200 gravações e versões em diversos idiomas!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos