Três brincadeiras para se fazer em casa

Ilustração de um quarto de dormir, com mesa, computador, cama com colcha verde, cadeira cinza e tapete também verde. Sobre a mesa, vital aparece na tela do computador e sorri. Em frente ao computador, Zé Plenarinho aparece em pé com um capacete e um colete super coloridos. No chão aparecem retalhos das mesmas cores do capacete e colete e uma tesoura.

Quando a pandemia começou, nenhum de nós poderia imaginar quanto tempo ela demoraria. No começo, tudo foi novo e diferente – e, por que não dizer, divertido. A gente podia ficar na internet mais tempo, assistir às aulas de short e chinelo…

Só que, agora, depois de muitos meses, pode começar a faltar criatividade para inventar brincadeiras novas para fazer dentro de casa.

Se esse é o seu caso, estamos aqui para ajudar! Olha só as brincadeiras que pensamos!

Falsa xilogravura

Xilogravura, ou simplesmente xilo, é uma técnica de gravura que usa um pedaço plano de madeira como matriz, como se fosse um carimbo. Só que as ferramentas usadas na xilo são super afiadas, próprias para escavar madeira, e ninguém quer que você se machuque.

Então, que tal fazer uma falsa xilogravura em um material que pode estar na sua cozinha: as bandejinhas de isopor que embalam os legumes no supermercado?

Basta uma bandejinha de isopor, uma caneta esferográfica, tinta colorida e um papel. Desenhe com delicadeza no fundo da bandejinha com a caneta (vai ficar um desenho em relevo). Com um pincel ou rolinho, cubra o desenho de tinta. Depois, vire a bandejinha com cuidado sobre o papel. Está pronta a sua xilogravura!

Cosplay caseiro

Sabe o que é cosplay? É um termo em inglês formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É uma atividade que consiste em se fantasiar de forma correta, com acessórios e outros artigos, representando um determinado personagem.

Que tal escolher um personagem, em uma determinada pose, e tentar representá-lo usando o que você tem em casa: roupas velhas, tinta atóxica, papel e sucata?

Quando terminar, peça para alguém tirar uma foto sua e compare com a do personagem. O que ficou super legal? O que pode melhorar?

Você pode até organizar uma competição a distância com seus amigos! Vocês combinam um prazo e, quando ele acabar, todos se encontram em videoconferência e mostram o resultado de seu cosplay!

Stop!

Esta brincadeira é um clássico que diverte gerações! Ela também pode ser chamada de adedanha ou adedonha, e é mais divertida com três ou mais participantes. O bom é que dá para jogar de pertinho, usando só papel e lápis, ou por videoconferência! Para quem preferir, também há versões totalmente eletrônicas disponíveis na internet.

Como jogar:

Primeiro, escolha pelo menos cinco categorias de palavras que vocês querem incluir no jogo. Criamos aqui uma sugestão pra você baixar e imprimir.

Depois sorteiem uma letra do alfabeto. Vocês podem fazer isso da seguinte forma: escondam uma das mãos nas costas e contem juntos até três, então mostrem um número com os dedos.

Somem os números e então verifiquem a que letra o número equivale. Por exemplo, o número 1 é a letra A, o 2 é o B, e assim por diante.

Letra sorteada? Agora é hora de acelerar! Preencha cada coluna com uma palavra que inicie com a letra sorteada de acordo com a categoria escolhida. Quem terminar primeiro grita “Stop!”.

Todos param de escrever no mesmo instante e começam a conferência dos resultados. Cada palavra adequada à categoria e que não se repetiu vale 10 pontos. Palavras repetidas valem 5 pontos.

Ganha quem chegar primeiro aos 500 pontos!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos