Câmara Mirim – a opinião de quem participa!

Estudante de Engenharia de Alimentos, Ana Luiza Palmeira participou do Câmara Mirim em 2012. Ela enviou pra gente um relato sobre a experiência que “mudou radicalmente” seu envolvimento com a política. “Me lembro de ter saído do Congresso Nacional naquele dia como se tivesse descoberto um mundo de possibilidades, de como nossos projetos de lei poderiam mudar a vida das pessoas, e do quão importante a política é para a constituição de cidadania”, relembra a ex-deputada mirim. Confira o depoimento completo logo abaixo. Se você já participou de alguma edição do Câmara Mirim, compartilhe também suas impressões com a gente! Envie sua mensagem, vídeo ou áudio para plenarinho@camara.leg.br!

“Meu nome é Ana Luiza Palmeira Amorim, tenho 22 anos, atualmente sou acadêmica do curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos, e tive o privilégio de participar do projeto Câmara Mirim na cidade de Brasília em 2012.

Antes de participar dessa edição, meu envolvimento com qualquer tema de cunho político era bem limitado. Eu ainda estava passando pelo processo de formação de consciência política e, pra ser sincera, não era um tema que me chamava muita atenção. Com 14 anos, e pouquíssimo conhecimento sobre governação e o regime do nosso país, eu tive a oportunidade de participar do Câmara Mirim, graças aos esforços de todos os membros da Escola Estadual João Dias de Amorim (Vargem Grande do Rio Pardo-MG), da qual sou egressa.

Ter participado desse projeto mudou radicalmente meu envolvimento com política. Passar pela experiência de ser um deputada mirim por um dia me abriu um novo mundo, que antes parecia inacessível e complexo, e agora era absolutamente interessante e fascinante. Me lembro de ter saído do Congresso Nacional naquele dia como se tivesse descoberto um mundo de possibilidades, de como nossos projetos de lei poderiam mudar a vida das pessoas, e do quão importante a política é para a constituição de cidadania. Eu estava extasiada e queria aprender mais sobre esse universo novo.

Vale dizer que foi a primeira vez que viajei para outro estado, e Brasília, diga-se de passagem, é deslumbrante. Durante a visita à cidade, meus professores explicaram sobre os Três Poderes, a nossa Constituição, a arquitetura da cidade, conheci um pouco mais e me tornei grande admiradora do Niemeyer, Kubitschek, e vários outros nomes que me marcaram nessa viagem.

Hoje, digo que participar do Câmara Mirim foi uma das experiências mais marcantes que tive. Meu amadurecimento e interesse pela política se deram graças aos esforços de todos vocês, que fazem esse projeto acontecer. Continuem transformando a vida de jovens e crianças do nosso país.

Muitíssimo obrigada!”

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos