Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, atrás apenas da Amazônia! Ele já chegou a ocupar uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.Abrange os estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo e partes do Amapá, Amazonas e Roraima.

Ele é considerado a ‘caixa d’água do Brasil’: nele estão as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazonas/Tocantins, São Francisco e Prata).

Tanta água assim só pode significar muita vida. E é isso mesmo que se vê no Cerrado: ele é considerado a savana mais rica do mundo, com 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. A fauna também é muito variada: são cerca de 199 espécies de mamíferos, 837 de aves, 1200 de peixes, 180 de répteis e 150 de anfíbios. Além disso, de acordo com estimativas recentes, ele abriga 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

As paisagens de Cerrado vão desde o cerradão (com árvores altas), passando pelo cerrado mais comum no Brasil Central (com árvores baixas e esparsas), até o campo cerrado (com poucas árvores).

É um bioma típico de regiões tropicais e apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Durante a seca, por sinal, fauna e flora sofrem muito com as queimadas, que se alastram rapidamente e causam grande devastação.

O Cerrado em perigo

Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Boa parte de seu território foi ocupado por campos para a criação de gado de corte e o plantio de grãos para exportação (como a soja). A vegetação original vem sendo derrubada para a produção de carvão. Os animais também estão em risco: pelo menos 137 espécies podem ser extintas.

Apesar de ser um bioma tão importante e tão ameaçado, o Cerrado apresenta apenas 8,21% de seu território protegido por unidades de conservação.

Dia do Cerrado

11 de setembro é o Dia do Cerrado. É dia de celebrar a riqueza de um dos nossos principais biomas. De repensar hábitos de consumo que esgotam a natureza. E de exigir e cobrar medidas de proteção das autoridades competentes.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente e da WWF

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Rosângela Corrêa postado 30/11/2021 13:08

    Visitem o Museu do Cerrado que é um museu virtual com o objetivo de divulgar os conhecimentos científicos, os saberes e os fazeres populares acerca da sociobiodiversidade do Sistema Biogeográfico do Cerrado. Convido-lhes a visitá-lo no seguinte site e peço que divulguem na sua lista de contatos:
    http://www.museucerrado.com.br

    • by Turma do Plenarinho postado 30/11/2021 13:26

      Que dica boa, Rosângela! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos