Efemérides de janeiro

E mais uma vez o calendário virou e chegamos a um ano novinho – cheio de oportunidades de aprender, ensinar e crescer. Vamos juntas e juntos fazer dele um ano muito feliz?

Segure a nossa mão e venha ver o que janeiro nos reserva!

Passatempos para as férias

Quem aí não abre aquele sorrisão só de ouvir a palavra “férias”? A gente adora! Para os dias de preguiça ou de tempo chuvoso, vale a pena dar um pulinho na nossa página de jogos, cheia de games e trívias pra criançada se divertir!

01 Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz
30 Dia da Não Violência e da Paz

O mês começa e termina tratando de um tema que deveria pautar o resto do ano: a paz. No nosso portal, temos um post que explora esse conceito e outro que trata de um de seus maiores defensores – Mahatma Gandhi.

04 Dia Mundial do Braille

Neste dia, em 1809, nascia o inventor do sistema braille de leitura tátil, o francês Louis Braille. Apresentamos essa invenção incrível aqui. Falando nisso, conhece Dorina Nowill? Essa brasileira deixou um grande legado às pessoas cegas ou com baixa visão.

Aproveite para se inspirar com o exemplo do Alejandro, que aos oito anos mobilizou sua comunidade para ajudar pessoas com deficiência visual. E com a garra do Iury, o primeiro estudante surdocego a se formar na Universidade de Brasília.

07 Dia do Leitor

Aqui no Plenarinho, acreditamos muito na importância da leitura. Não à toa, temos muitos perfis de escritoras e escritores aqui no portal.

09 Dia do Fico

Esta data de nome curioso marca o dia em que D. Pedro I contrariou o desejo de seu pai e decidiu ficar no Brasil, ao lado dos revoltosos que pediam a Independência do País. Veja mais sobre o assunto aqui. Aproveite e teste os seus conhecimentos sobre a nossa História: responda a uma trívia desafiadora ou jogue o Jogo da Independência!

21 Dia Mundial da Religião
21 Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
27 Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Desde cedo, as crianças precisam aprender sobre a importância do respeito à diversidade religiosa. No Plenarinho, tratamos do assunto quando apresentamos as diferentes religiões e quando relembramos um capítulo terrível da História Mundial – o Holocausto.

30 Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Não é segredo para ninguém que adoramos quadrinhos. Este formato tão atraente costuma ser porta de entrada para crianças no mundo das letras! Saiba mais sobre ele e conheça a sua história.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos