Anastácia, a Rainha do Forró

Em 30 de maio de 1940, nascia – ou melhor, estreava no mundo! – Lucinete Ferreira, uma pernambucana apaixonada por música.

Com seis anos, a menina ia todo dia ao local onde as mulheres do bairro de Macaxeira, no Recife/PE, se reuniam para lavar roupas. Chegando lá, enchia o peito e desandava a cantar as canções que ouvia no rádio. Era uma alegria para quem ouvia!

Quando ela tinha quase 13 anos, sua mãe chegou em casa com uma novidade: a fábrica de tecidos em que trabalhava realizaria mais uma edição do seu tradicional concurso de calouros – sempre ganho pela mesma candidata. Lucinete resolveu encarar o desafio. E não deu outra: venceu! A partir de então, começou a cantar em matinês e apresentações, recebendo pequenos cachês.

Aos 14 anos, foi contratada pela Rádio Jornal do Commercio Recife. Lá ela trabalhou por seis anos como cantora e atriz de radionovelas.

Com vocês, a Rainha do Forró!

Em 1960, Lucinete mudou-se para São Paulo em busca de uma vida melhor para a sua família, a quem sustentava desde que começara a trabalhar na Rádio. Enquanto trabalhava como secretária, fez vários testes como cantora – e, como sempre, arrasou.

Não demorou para que fosse descoberta pela gravadora Chantecler. Foi lá, em 1961, que ela gravou seu primeiro álbum e foi rebatizada: tornou-se Anastácia, a Rainha do Forró!

Uma grande compositora

Além de cantora talentosa, Anastácia também é uma compositora de primeira: desde os 14 anos, cria letras e melodias que embalam seus fãs, que ora ‘forrozeiam’, ora suspiram com canções pra lá de românticas.

Anastácia compôs mais de 600 canções – mais de 200 delas com Dominguinhos, com quem viveu um grande amor por 12 anos. Várias delas foram gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Nana Caymmi, Gal Costa e Gilberto Gil, entre tantos outros.

Anastácia gravou mais de 30 álbuns – um deles indicado ao prêmio internacional Grammy. Em 2019, foi a Lisboa para ser a grande homenageada da 9ª edição do Baião in Lisboa Festival. Foi um evento emocionante: pouco antes de subir ao palco para colocar todo mundo para dançar, Anastácia e a plateia assistiram à estreia de um documentário sobre sua vida.

Em 2020, em plena pandemia, Anastácia completou 80 anos. Não pôde comemorar do jeito que gostaria, cercada de fãs e amigos. Mas não pense que ela desanimou. Assim que puder, lançará álbum novo e continuará encantando os seus súditos. Vida longa à Rainha do Forró!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos