O povo pode ter poder

Texto Cartilha CM – Módulo 1/Aula 2

Na Constituição Federal está escrito que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição.

O que isso quer dizer?

Que no Brasil o poder não está em um indivíduo, que as leis que governam o País não nascem da vontade de alguém com poder absoluto, mas de representantes eleitos que as escrevem para serem a expressão da vontade do povo. O poder é compartilhado e mesmo os governantes estão sujeitos ao que determinam as leis.

Em primeiro lugar, somos uma democracia, um governo do povo.

Democracia

A palavra democracia vem do grego. Nessa língua, demos significa povo e cracia quer dizer poder. Significa poder do povo, ou ainda, poder no povo.

Assim, uma pista para descobrir o que é uma democracia é fazer a pergunta “Quem governa?”. Numa democracia, as decisões têm que passam, direta ou indiretamente, pelo povo.

Democracia x Aristocracia

Na aristocracia, o governo está na mão de quem detém privilégios econômicos, sociais ou, ainda, de quem herda esse poder. Essas pessoas permanecem no comando por imposição ou pelo uso da força. Se o povo não concordar com o que elas decidem, não pode fazer nada para mudar.

Vamos dar um exemplo: se, na sua sala de aula, a decisão sobre a festa de encerramento do semestre for discutida com a participação de todos(as) os(as) colegas ou entre representantes escolhidos(as) da turma, estamos falando de uma democracia. Mas, se um(a) dos(as) alunos(as) é filho(a) de um empresário importante ou do prefeito da cidade e, por isso, escolhe por todos(as), sem apoio da turma, aí estamos falando de uma aristocracia.

O caminho da democracia

Numa democracia, o conflito de interesses é comum porque todos são considerados iguais e a importância de cada um na hora de tomar uma decisão é a mesma. Ninguém vale mais do que ninguém. É por isso que pode demorar um bocado para se chegar a um acordo. As decisões mais maduras, que beneficiam de forma mais ampla o povo e que resultam em um bem coletivo para a sociedade precisam ser muito bem discutidas e isso leva tempo.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos