Efemérides de abril

Ilustração de uma sala de aula, com quadro verde de giz e uma mesa bege. Acima do quadro aparece o alfabeto escrito na parede. No quadro, as palavras "vídeo ecologia"e uma folha desenhada com giz branco. Uma mulher loira de olhos azuis veste jaleco branco e olha para um computador sobre a mesa, que mostra uma folha de calendário do mês de abril na tela.

Chegamos a abril, um mês cheio de datas interessantes para explorar nas suas aulas. E com dois feriados importantes: a Sexta-Feira Santa e Tiradentes, no dia 21. Vamos conferir o que mais o mês nos reserva?

02 Dia Internacional do Livro Infantil
18 Dia Nacional do Livro Infantil
23 Dia Mundial do Livro

Este mês vem cheio de datas relacionadas à literatura – em especial, ao livro infantil. Que tal apresentar mestres como Ruth Rocha e Cecília Meireles à sua turma?

07 Dia Nacional de Combate ao Bullying

Aqui no Plenarinho, falamos muito de bullying. E é preciso, mesmo – o assunto é sério e afeta a vida de milhares de crianças e jovens. Para este mês, trazemos dois materiais especiais: um vídeo que aborda o assunto de forma simples e direta e um post com dicas de como escola e família podem ajudar em casos de bullying.

Vem ver o que mais falamos sobre o assunto em um post e uma revistinha. Para saber mais sobre cyberbullying, vale a pena ler nosso post sobre Cidadania Digital.

07 Dia Mundial da Saúde
11 Dia do Infectologista
24 a 30 Semana Mundial da Imunização

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, vem conhecer a nossa Cartilha da Saúde. Ela está linda, toda atualizada!

No dia 11, apresente à sua turma o infectologista Emílio Ribas.

E, no fim do mês, é hora de falar sobre imunização. No portal, já tratamos desse tema aqui e quando apresentamos Oswaldo Cruz.

13 Dia do Hino Nacional Brasileiro

Como estão os conhecimentos da sua turma sobre o Hino? A letra é mesmo longa e complicada, mas a gente explica tudinho sobre ela aqui. Tem até a versão em Libras!

19 Dia dos Povos Indígenas

Dizem que os primeiros navegadores que chegaram às Américas acreditavam ter chegado às Índias, por isso chamaram os povos que aqui viviam de índios. Mas hoje, a gente sabe que o certo é chamá-los de indígenas!

Para destacar o papel determinante desses povos na nossa formação, temos um post especial. Tem também um plano de aula e a biografia de alguns personagens históricos, como Ajuricaba, Clara Camarão Sepé Tiaraju.

21 Tiradentes
22 Descobrimento do Brasil

A Inconfidência Mineira foi um dos capítulos mais marcantes da nossa História. Veja aqui o que falamos sobre o seu mártir, Tiradentes. E, já que o assunto é História do Brasil, vamos relembrar o primeiro capítulo dela: o Descobrimento. Temos post sobre os primeiros dias do País e sobre o navegador Pedro Álvares Cabral. Para testar os conhecimentos da turma, temos uma trívia e o desafiante Jogo da Independência.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos