Efemérides de maio

Maio é cheio de temas interessantes para se explorar em sala de aula. E não estamos falando do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês. Vem com a gente conferir!

03 Dia do Parlamento

Quando se fala em democracia, imediatamente nos lembramos dos parlamentares, os representantes que escolhemos e que tomam decisões em nosso nome. No dia do Parlamento, que tal explorar o assunto com a sua turma? No portal, contamos a história da Câmara desde a primeira legislatura e fazemos a relação dela com a História do nosso país. Também apresentamos as diferentes sedes da Casa.

05 Dia da Língua Portuguesa
21 Dia da Língua Nacional

Sabia que, em Portugal, dizem que nós aqui falamos ‘brasileiro’, e não português? De fato, a língua portuguesa ganhou um jeitão único em cada localidade do Brasil, bem diferente do que se fala em terras lusas. Falamos disso aqui.

05 Dia do Marechal Rondon

Cândido Mariano da Silva Rondon é um personagem interessantíssimo da História do Brasil. Ele foi um defensor incansável dos direitos dos povos indígenas. Conheça mais sobre a sua história aqui. Para ver o que já falamos sobre povos indígenas, clique aqui.

13 Abolição da Escravatura

Maio é mês de refletir sobre a questão racial no Brasil de hoje e de entender suas raízes no nosso passado escravagista. Só assim podemos construir um futuro com equidade racial e respeito.

Temos uma página especial que reúne tudo que já falamos sobre o tema: fatos e personagens históricos, homens e mulheres negras que nos inspiram, matérias e planos de aula para quem quer falar sobre racismo. Clique aqui para ver!

Quer vídeo? Tem, também! E, para ajudar a fixar os conhecimentos da turma sobre o assunto, tem até jogo: “A palavra é… luta pela liberdade”!

18 Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Este é um assunto delicado, mas que precisa ser trazido à sala de aula. Afinal, frequentemente, são os educadores que detectam os primeiros sinais de que algo não vai bem com seus estudantes. Confira nossa página especial sobre o tema, com vídeo, matérias, plano de aula, revistinhas e muito mais!

20 Dia do Pedagogo

Não é segredo para ninguém que somos fãs de quem abraça a missão de educar. Nessa data, homenageamos nossos parceiros compartilhando histórias inspiradoras, relembrando o querido Paulo Freire e oferecendo nosso apoio em sala de aula.

22 Dia Internacional da Biodiversidade
27 Dia da Mata Atlântica

Falar de meio ambiente no Brasil é com a gente, mesmo! Aqui apresentamos os nossos biomas terrestres, com texto especial para a Mata Atlântica. E, para todo mundo saber como preservar tanta riqueza, temos até uma cartilha!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos