CRIAÇÃO DO ABRIL VERMELHO – MÊS DE COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL


Nome: DAVI VITORIO DE OLIVEIRA
Cidade: Vieiropolis
Tema: Saúde
Conteúdo: Art. 1º Fica instituido o MÊS DE ABRIL (ABRIL VERMELHO), como o mês de COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL, sendo incluído no calendário oficial do País.
Art. 2º Promover campanhas, debates, seminários, palestras e outras atividades, pela sociedade civil organizada para conscientizar a população sobre a importância do combate a hipertensão arterial.
Art. 3º Na data, e na preparação de sua celebração, os entes federados deverão, em consonância com a vigente política nacional de combate à HIPERTENSÃO ARTERIAL.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa: Meu projeto tem como objetivo conscientizar a população no combate à Hipertensão Arterial, que é um problema muito grave no dia de hoje, sendo assim que já tem um dia específico no país. No dia 30 de Abril de 2002, através da lei LEI Nº 10.439 DE 30 DE ABRIL DE 2002 foi instituído o "Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial", a ser comemorado anualmente no dia 26 de abril, com o objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da doença. Prevenir e controlar os índices de hipertensão é de suma importância, já que, segundo dados do Ministério da Saúde, os problemas cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano no Brasil. Além disso, 50% dos hipertensos no Brasil ainda não sabem que têm o problema. Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. Silenciosa, a doença provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com cada vez mais força para impulsioná-lo por todo organismo e depois recebê-lo de volta.