Educação financeira e Empreendedorismo para os jovens


Nome: Vitória Bernardo Donato Monteiro
Cidade: Recife
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: Toda escola, sendo ela particular ou pública, deve oferecer aos seus alunos aulas sobre empreendedorismo e educação financeira.
Haverá um professor especialista em educação financeira.
As escolas devem providenciar materiais práticos e atualizados que apresentem uma forma de aprendizado de fácil didática. O professor responsável avaliará o aprendizado do aluno através de debates e situações que envolvam a rotina financeira, seja de uma pessoa ou de um grupo.
Em relação às escolas públicas, o governo deve arcar com a realização do projeto e os incentivos devidos. Já em relação às particulares, a própria escola deve disponibilizar o material juntamente com os demais livros letivos adquiridos pelos responsáveis financeiro do aluno.
A matéria de Empreendedorismo e Educação financeira obrigatoriamente deve constar no horário escolar no mínimo com uma aula semanal.
Justificativa: O projeto tem um bom fundamento para nós, alunos, uma vez que a escola tem por objetivo além da formação humana, a preparação para o ENEM e vestibulares diversos. Nota-se um real despreparo financeiro e empreendedor por parte dos vestibulandos. Sendo assim, a educação financeira é extremamente importante , porque é papel da escola formar o aluno para viver em sociedade e ter esse conhecimento básico , isso contribuirá para diminuição da desigualdade social no Brasil, pois saber lidar com suas finanças e empreender fará com que as pessoas, inclusive, as de baixa renda, possam sair de um estado de pobreza.