Qualidade do Ensino Público brasileiro


Nome: Isabela Andrade Meira e Silva
Cidade: Goiânia- GO
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: Investir na capacitação dos professores do Ensino Público brasileiro, através de cursos e padronização de metodologias de ensino. O Ministério da Educação deverá implementar essas mudanças, sendo responsável por cumprir a lei.
As secretárias estaduais e municipais de educação serão responsáveis por fiscalizar essa regra.
A avaliação constante dos professores e alunos e fiscalização através das secretárias estaduais e municipais de educação.
O Plano Nacional de Educação (PNE), determina que sejam utilizados 50% (cinquenta por cento) dos recursos do pré-sal, incluídos os royalties, diretamente em educação.
Um estudo mostra que o professor de Educação Básica da rede pública ganha mais, em média, que um da rede privada. Essa informação foi revelada por um estudo realizado pelo Inep a partir de dados do Censo Escolar e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e da Previdência Social. De acordo com a pesquisa, um professor da rede pública ganha R$ 3.335 para 40 horas semanais. Esse valor é R$ 736 maior do que o de um professor da rede privada (R$ 2.599) para a mesma jornada. Com isso podemos observar que apesar da média salarial dos professores do ensino público ser maior do que o da escola privada, os alunos da escola privada tiveram melhor desempenho de acordo com a pesquisa do PISA de 2020. Então concluimos que se deve investir na capacitação dos professores e dos métodos de ensino, para termos melhor desmpenho dos alunos do ensino público.
Justificativa: A nota geral do Brasil do Pisa no ensino Público, está entre as mais baixas do mundo nas três áreas avaliadas, leitura, matemática e ciências. Quase metade dos estudantes não chega nem ao nível básico em nenhuma delas, destoando do desempenho dos alunos de escolas particulares do Brasil. A melhoria da qualidade do Ensino Público brasileiro é necessária, através do investimento na capacitação dos professores.