Efemérides de setembro

Ilustração de uma sala de aula, com quadro verde de giz, onde se lê a palavra SETEMBRO. Na frente do quadro, está um professor com cabelos e barba castanhos, óculos, camiseta verde sob jaleco branco. Ele tem as mãos para trás do corpo e sorri. Na frente dele, uma mesa com um computador com uma filha de calendário do mês de setembro na tela.

Chegou setembro! Junto com os dias mais quentes e longos, vem o anúncio de uma nova estação – o quarto bimestre! (brincadeira, é a primavera)

O mês também é uma oportunidade de falar sobre saúde mental – é o Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio iniciada em 2014. Temos uma página especial cheia de conteúdos sobre o assunto, vale a pena conferir.

Vamos ver o que mais o mês nos reserva?

05 – Dia da Amazônia

Esta data nos lembra a importância da maior reserva biológica do mundo e nos alerta sobre os perigos que a ameaçam. Saiba mais nessa matéria e confira as sugestões de como trabalhar o tema em sala de aula!

06 – Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional Brasileiro

Sabia que a letra do Hino Nacional só foi oficializada 100 anos depois da melodia? É isso, mesmo! A música foi composta em 1822 por Francisco Manuel da Silva. Já a letra, de Osório Duque Estrada, foi criada em 1909, passando a valer em 1922. Confira mais detalhes sobre a história do Hino e veja a sua versão em libras!

07 – Dia da Independência do Brasil (Dia da Pátria)

Viva o Brasil! Foi neste dia, no ano de 1822, que Dom Pedro I declarou a Independência do nosso país. Um bom tema para explorar em sala de aula são os símbolos nacionais. O Plenarinho tem uma revistinha que trata especificamente disso. Vale a pena conferir também nossa página especial sobre datas cívicas! E, pra terminar, que tal desafiar a turma com um jogo? Venha conhecer o Jogo da Independência!

16 – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
21 – Dia da Árvore
22 – Dia Mundial Sem Carro

Três boas oportunidades de se trabalhar a questão da poluição atmosférica: na primeira data, os estudantes podem aprender mais sobre poluição atmosféricaos gases que ameaçam a camada de ozônio e o aquecimento global; na segunda, podem refletir sobre a importância das árvores para a qualidade do ar; na terceira, podem propor formas de locomoção que ajudam a diminuir a emissão de gás carbônico.

21 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
22 – Dia Nacional do Atleta Paralímpico
26 – Dia Nacional dos Surdos

Essas três datas, bem pertinho uma da outra, nos convidam a refletir sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e sobre a importância de se conviver bem com a diversidade. Temos até uma revistinha animada que trata especificamente de intolerância X inclusão. Quer ensinar à sua turma comportamentos mais inclusivos? Dê uma olhada nas nossas dicas (também disponíveis em vídeo).

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos