Abril vermelho – prevenção é o melhor remédio

Ilustração com fundo em tons de verde. No centro da imagem há um menino de cabelos castanhos e óculos de grau de armação fina e preta. Ele veste camiseta amarela e calça azul. Ele sorri e faz sinal de positivo com uma das mãos. Do lado direito da imagem, perto da cabeça do menino, aparecem as palavras CÂMARA MIRIM 2021.

Todo mundo sabe que prevenir é o melhor remédio. Com isso em mente, o paraibano Davi Vitório, do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Agripino Fernandes das Chagas (Vieirópolis-PB), elaborou uma das propostas selecionadas na edição 2021 do Câmara Mirim. Seu projeto de lei prevê a criação do Abril Vermelho, um mês especialmente dedicado ao Combate à Hipertensão Arterial.

“A lei 10.439 de 2002 institui o Dia de Combate à Hipertensão Arterial. Mas eu acho que só um dia não é o suficiente para conscientizar as pessoas. Eu acho que é necessário um mês completo para a realização de palestras em escolas e unidades de saúde, por exemplo”, justifica o deputado mirim.

Ele lembra de casos da doença – e até de mortes – na sua família provocadas pela hipertensão. Também conhecida como pressão alta (pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias), essa doença silenciosa pode ser prevenida e controlada com acompanhamento e mudanças de hábitos, como a redução do consumo de sal e a prática de exercícios físicos.

Sonho realizado

Davi mora em Sousa, que fica no sertão paraibano, e estuda em Vieirópolis, cidade vizinha à sua. Às terças e quartas, ele costuma acompanhar pelo YouTube as sessões do Legislativo municipal e da Câmara dos Deputados. Esse interesse o levou para o site da Câmara, onde conheceu o Câmara Mirim, que estava com inscrições abertas. Uma mudança no programa, provocada pela pandemia da Covid-19, foi determinante para Davi participar.

“Ser presencial tornaria impossível minha participação no Câmara Mirim. Quando vi no regulamento que no ano de 2021 seria uma edição virtual, aí eu disse: eu posso participar e ter a oportunidade de representar minhas duas cidades e meu estado! Sempre pensei positivo e fui classificado”, comemora o jovem de 15 anos.

Para Davi, a política deve ser um instrumento para melhorar a vida da população. “Eu gosto de ajudar as pessoas e quando alguém necessita, eu procuro uma solução. Mando diversos ofícios, entro em contato com vereadores pedindo melhorias para minha comunidade, porque eu acredito na política de fazer o bem. Não adianta entrar na política para servir como uma coisa pra você ou pra sua família. A gente deve entrar na política com um só propósito: ajudar as pessoas”, defende.

Os encantos do sertão

Sousa fica a 434 km de João Pessoa, capital da Paraíba. A cidade é famosa por abrigar o Vale dos Dinossauros, unidade de conservação que reúne 23 sítios paleontológicos. “Há mais de um milhão de anos, foi aqui onde pisaram os dinossauros”, orgulha-se Davi Vitório. As pegadas fossilizadas são o principal atrativo do local.

A vizinha Vieirópolis também tem belos atrativos. Logo na entrada da cidade, a Serra Branca recebe os visitantes. “Ela é popularmente conhecida como Serra das Araras e é lá a Pedra do Letreiro, onde ficam as pinturas rupestres feitas por nossos antepassados”, explica Davi.

Com muita satisfação, o estudante fala dessas e de outras belezas da Paraíba, estado que vai representar na edição 2021 do Câmara Mirim. Ele convida todo mundo a saber mais sobre o sertão e suas riquezas, ainda tão desconhecidas por grande parte dos brasileiros.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos