Com a palavra, os participantes do Câmara Mirim 2021!

Ilustração. A tela está dividida em 12 quadrados e em cada um deles aparece uma criança na frente de um computador. Todos sorriem e, acima de cada um, aparece um emoji de reação positiva.

 

Seja de forma presencial ou virtual, participar do Câmara Mirim é sempre uma experiência inesquecível. Quem confirma isso são os quase 100 deputados e deputadas mirins inscritos na edição 2021.

A estudante Flávia Alexandra Alves, da Escola Cidadã de Ibirité (MG), participa da iniciativa há dois anos e se encanta com a diversidade de ideias e pessoas. “São jovens e adolescentes com várias ideias, de vários estados… É um projeto muito bacana, você aprende muita coisa”.

Integrante da Câmara Mirim de Joinville (SC), César Krezanouski também adorou discutir ideias com outros estudantes de todo o Brasil. “Apesar de termos nossas opiniões, pudemos escutar opiniões diferentes e entender a realidade de pessoas que vivem em outras regiões desse imenso país. Aprendi que para concluirmos um grande projeto, o primeiro passo é debater até chegar a um consenso que beneficie a sociedade como um todo. Isso tudo me faz acreditar que a empatia é a solução para grande parte dos problemas que enfrentamos”, analisa.

Exercício legislativo

Relator de um dos projetos de lei, João Pedro dos Santos, do Colégio Sagrado Coração de Maria (Mossoró/RN), destacou a oportunidade de debater e votar propostas da mesma forma que os parlamentares eleitos. “É algo incrível, você vivencia o que os deputados vivenciam todos os dias, o convencimento que é usado diariamente por eles. O que eu mais gostei foram os debates e a votação, é tudo uma democracia. Consegui vivenciar tudo isso mesmo no formato online”, comemora.

“Ser deputada mirim foi uma experiência inesquecível. Fiquei muito realizada por ter conseguido defender um projeto muito importante. Também participei no ano passado, e neste ano percebi que a minha fala estava bem melhor”, orgulha-se Letícia Mohr, da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul (SC).

Experiência inesquecível

Emocionada ao ver seu projeto ser aprovado por unanimidade, Ana Carolina da Maia, da Escola do Legislativo de Joinville/SC, destacou também a importância da sua ideia. “Quando eu vi todo mundo falando sim, meu coração começou a bater forte, foi uma experiência maravilhosa. Vai marcar sempre a minha vida e acredito que a vida de todas as mulheres que precisam disso”. O PL de Ana Carolina prevê a distribuição gratuita de absorventes à população de baixa renda.

Autor do projeto que cria protocolos de biossegurança em transportes públicos, Vítor Augusto Fonseca, do Colégio Marista de Goiânia/GO, deixou o evento já de olho na abertura das inscrições da próxima edição. “Foi muito legal. Podem contar comigo, que vou estar na próxima edição do Câmara Mirim com certeza!”.

Esperamos receber o Vítor e todos os estudantes dispostos a apresentar suas ideias, debater e pensar um País melhor. Fiquem de olho aqui no portal e em nossas redes sociais para saber das datas da próxima edição do Câmara Mirim.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos