Contagem regressiva para o Câmara Mirim!

Ilustração. Do lado esquerdo da imagem, sobre fundo em tons de azul, aparece um pedaço do Congresso Nacional, com a cúpula virada para cima em evidência. No lado direito, aparece toda a Turma do Plenarinho. Todos usam máscaras. No topo da imagem, aparecem as palavras C MARA MIRIM 3, 2, 1.

 

Está chegando o nosso momento mais esperado do ano! O Câmara Mirim começa nesta quarta-feira (20), com a participação de estudantes de todo o País, que vão discutir e votar projetos de lei elaborados por outros jovens do ensino fundamental. Devido à pandemia, mais uma vez a edição será virtual.

No dia 20/10, os trabalhos começam às 8h30, com o debate em comissão de dois projetos de lei: o que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para população de baixa renda, e o que cria o mês de combate à hipertensão arterial. No dia seguinte, a partir das 13h30, os deputados mirins discutirão o PL que prevê protocolo de biossegurança em transportes públicos.

Assim como “na vida real”, os jovens parlamentares vão tirar dúvidas, debater e apresentar emendas aos textos. E no dia 22/10, a partir das 8h30, é a vez de levar os PLs para votação em plenário. No dia da Sessão Mirim, os trabalhos serão conduzidos pela quarta-secretária da Câmara, a deputada Rosângela Gomes (REPUBLICANOS/RJ).

Conheça os PLs selecionados

  • Distribuição de absorventes higiênicos: A ideia da Ana Carolina da Maia, de Joinville/SC, é que absorventes higiênicos sejam disponibilizados nas UBS (unidades básicas de saúde) em todo o País à população que menstrua e que seja considerada de baixa renda.

Confira aqui o projeto na íntegra.

  • Uso de protocolo de biossegurança em transportes públicos: O Vitor Augusto Fonseca Azevedo da Silva, de Goiânia/GO, propõe que se estabeleçam protocolos de biossegurança em ônibus, carros de motoristas por aplicativo e outros veículos públicos. O objetivo é evitar a disseminação de doenças, como a Covid-19.

Confira aqui o projeto na íntegra.

  • Criação do Abril Vermelho – Mês de Combate à Hipertensão Arterial: O projeto de Davi Vitório de Oliveira, de Vieirópolis/PB, pretende fazer do mês de abril um período voltado ao combate à hipertensão arterial, com a promoção de campanhas, debates, seminários, palestras e outros eventos de conscientização.

Confira aqui o projeto na íntegra.

Como acompanhar os trabalhos

As reuniões de comissão e a Sessão Mirim serão transmitidas pelo YouTube, nos canais do Plenarinho (https://www.youtube.com/c/TVPlenarinho) e da Câmara dos Deputados (https://www.youtube.com/channel/UC-ZkSRh-7UEuwXJQ9UMCFJA )

Instituições participantes

Neste ano, os deputados mirins são estudantes vindos da Escola Cidadã de Ibirité (MG), da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul (SC), da Câmara Mirim de Guaramirim (SC), do Claretiano Colégio de Rio Claro (SP), do Colégio Sagrado Coração de Maria, de Mossoró (RN) e da Escola do Legislativo de Joinville (SC).

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos