Efemérides de novembro

 

É oficial: o ano passou voando! Chegamos ao seu penúltimo mês – e ele vem cheio de datas interessantes para explorar em sala de aula. Vem conferir com a gente!

04 Dia Internacional Contra a Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Cyberbullying

A Unesco estabeleceu que a primeira quinta-feira de novembro é o Dia Contra a Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Cyberbullying. Esse assunto é tão importante que está sempre em pauta no Plenarinho. Já foi tema de revistinha, radionovelavídeo e post explicativo. Também disponibilizamos uma matéria especial que explica como escola e responsáveis podem abordar o tema com crianças e jovens.

15 Proclamação da República
19 Dia da Bandeira

Em novembro há duas datas cívicas importantes. No nosso portal, há um post bem completo sobre a Proclamação da República – que, de tão importante, tem até Hino. Tem também muita coisa interessante sobre a Bandeira Nacional – um post sobre ela, sobre o seu Hino e até uma revistinha que explica todos os símbolos nacionais!

 16 Dia Internacional para a Tolerância (ONU)

Sempre é tempo de falar sobre tolerância e respeito às diferenças. Em nosso portal, temos gibi, revistinha animada e radionovela sobre o tema.

18 Dia do Conselheiro Tutelar

Os conselheiros tutelares têm um papel muito importante na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes – falamos sobre eles aqui. Que tal tratar desse assunto com a sua turma?

20 Nacional da Consciência Negra

Aproveite essa data para refletir com os estudantes sobre a condição social dos negros no Brasil – representatividade, conquistas e desafios. Além de uma explicação sobre a origem do Dia, temos um post que sugere como conversar sobre racismo com crianças e jovensum plano de aula e até um vídeo. Vale a pena dar uma olhada em nossa página especial sobre a luta dos negros por liberdade e igualdade no Brasil, cheia de personalidades negras que marcaram a nossa História.

25 Dia do Doador Voluntário de Sangue

Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar muitas vidas! Que tal falar sobre isso em sala de aula? Se quiser aprofundar o assunto, há pouco tempo falamos de outro tipo de doação – a de órgãos!

25 Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (ONU)

Este problema muito sério atinge, mesmo que indiretamente, crianças e jovens. Se quiser explorá-lo em sala de aula, sugerimos nossa cartilha e vídeo sobre feminicídio e o post sobre a Lei Maria da Penha.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos