Como higienizar os brinquedos antes de doar

Brinquedo que é bem aproveitado acaba ficando sujinho aqui e ali. Quer saber como limpar? Dividimos as dicas por material!

Plástico: limpe com um pano umedecido em água com um pouquinho de sabão líquido (se for a pilha, retire-a antes de limpar). Se forem brinquedos mais simples, sem partes metálicas, pode lavar em uma bacia com água e sabão e uma esponja ou escova macia. Escorra e seque com um pano limpo ou deixe secar naturalmente em local bem arejado.

Borracha: lave com água, sabão e uma esponja macia. Seque com um pano limpo ou deixe secar naturalmente em local bem arejado.

Brinquedos eletrônicos (videogames, games portáteis, controle remoto etc.): tire o pó com um pano seco. Se precisar, use um cotonete seco para limpar os cantinhos difíceis.

Pelúcia e tecido: em geral, podem ser lavados à máquina. Retire roupinhas e adereços. Acomode os brinquedos em fronhas ou em saquinhos próprios para lavagem de roupas. Use sabão líquido para roupas delicadas e não deixe de molho! Ao terminar de lavar, deixe secar naturalmente em local bem arejado.

Bonecas de látex: são as mais difíceis de limpar. Mas é possível! Para sujeiras e manchas de uso, faça uma pastinha de bicarbonato de sódio e água morna e aplique com uma esponja. Não precisa esfregar muito. Remova com cuidado usando um pano úmido. As roupinhas devem ser lavadas à mão com sabão líquido para roupas delicadas. Depois de enxaguadas, devem ser estendidas bem esticadinhas. Deixe secar totalmente em local arejado antes de vesti-las nas bonecas.

E o cabelo?: Cuidar de cabelos sintéticos de boneca é tão trabalhoso que merece um item só para ele!

  1. Borrife o cabelo da boneca com uma misturinha de água morna e amaciante de roupas em partes iguais. Divida em mechas e desembarace com um pente ou escova com cerdas de metal, começando pelas pontas (não comece pela raiz para não arrancar fios).
  2. Enxague os cabelos da boneca com água até remover todo o amaciante.
  3. Em uma tigela, adicione água e algumas gotas de xampu infantil (se o cabelo estiver cheirando mal, coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio, também).
  4. Mergulhe o cabelo da boneca da tigela até ficar bem molhado. Esfregue delicadamente.
  5. Deixe de molho por 10 a 15 minutos, enxaguando a seguir.
  6. Retire o excesso de água com uma toalha sem torcer ou esfregar.
  7. Escove o cabelo da boneca ainda úmido para desembaraçar eventuais nós.
  8. Deixe secar naturalmente sobre uma toalha durante a noite inteira.
  9. Se achar necessário, apare as pontinhas do cabelo da boneca.

Tem alguma dica infalível para limpar brinquedos? Conta pra gente nos comentários!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos