Câmara Mirim 2022 – inscrições abertas para educadores(as)!

Estão encerradas as inscrições para educadores(as) interessados(as) em participar com suas turmas da 17ª edição do programa. Como nos anos anteriores, teremos duas modalidades de participação: Novos(as) Educadores(as) e Educadores(as) Parceiros(as).

Novos(as) Educadores(as) são aqueles(as) que nunca participaram de alguma edição do Câmara Mirim e/ou do programa de formação Missão Pedagógica no Parlamento, oferecido pela Câmara dos Deputados. Educadores(as) Parceiros(as), por sua vez, são aqueles(as) que já participaram de edições anteriores do Câmara Mirim.

Edição virtual

Neste ano, como ainda vivemos as incertezas da pandemia da Covid-19, vamos realizar uma nova edição virtual, com encontros on-line nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2022.

Sobre as inscrições

2022 é ano de eleições gerais, quando escolhemos quem nos representará no Congresso Nacional. Pensando nisso, convidamos educadores e educadoras para refletir sobre a importância do parlamento na democracia em uma redação de até 40 linhas. O prazo para envio dos textos foi até 02 de maio de 2022 . O resultado será divulgado até 09 de maio de 2022.

Podiam participar da seleção educadores(as) que estivessem atualmente trabalhando com estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, seja em escolas públicas ou particulares, seja vinculados(as) a Câmaras Mirins Municipais.

Serão selecionados 6 (seis) Novos(as) Educadores(as) e 4 (quatro) Educadores(as) Parceiros(as). Todos(as) terão o direito de participar com até 15 estudantes das atividades do Câmara Mirim 2022.

Não conhece o Câmara Mirim?

É um programa de educação política no qual crianças e adolescentes são incentivados(as) a escrever suas ideias para melhorar o Brasil, de forma coletiva, exercitando habilidades de cidadania. Uma das práticas envolve a elaboração de projetos de lei que integram a pauta de encontros realizados pela Câmara dos Deputados.

Desde 2006, no mês de outubro, estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental vivem a experiência de analisar, discutir e votar em projetos de lei feitos por crianças e adolescentes de todo o País. É uma verdadeira aula de cidadania e democracia.

Clique aqui para acessar o regulamento completo.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos