Disciplina da ciência da felicidade em escolas públicas.


Nome: Joana Schroeder Jablonski
Cidade: Joinville
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: Seja aplicado a disciplina sobre a ciência da felicidade em escolas públicas para os alunos do ensino fundamental de todo o País;
O MEC (Ministério da Educação) será o responsável em fiscalizar em todas as escolas públicas e as Secretarias Municipais ou Estaduais da Educação fiscalizarão as escolas de seus municípios ou estados;
O governo federal disponibilizará recursos para a capacitação e contratação de profissionais adequados para as instituições.
Nessa disciplina deve ser obrigatoriamente ensinado: • Como lidar com as adversidades para termos felicidade; • A importância da gratidão; • Como as relações reais são importantes para o ser humano; • A Importância das atividades físicas para a saúde mental; • Como nossos genes interferem na saúde mental do indivíduo e como trabalhá-los; • A importância da meditação para o nosso bem-estar.
Esta lei entra em vigor um ano após sua aprovação.
Justificativa: Há uma década a Organização das Nações Unidas (ONU) faz um Relatório Mundial da Felicidade, para que seja elaborado esse ranking são feitas pesquisas globais para ver como as pessoas avaliam suas vidas. O economista da ONU, Jeffrey Sachs, cita que governos do mundo todo expressam o desejo de colocar a felicidade no centro da agenda global, por isso adotaram uma resolução em Assembleia Geral da ONU, para alcançar esse objetivo. Como encontrar a Felicidade? O professor e escritor da Psicologia Positiva, Tal Ben-Shahar, ensina sobre como lidarmos e elenca lições na busca da felicidade. Na Alemanha, por exemplo, em escola na cidade de Heidelberg e também em algumas universidades brasileiras como a UnB (Universidade de Brasília), inspirado em experiências de Harvard e Yale, nos Estados Unidos, essa disciplina já é aplicada. Porém, já que existem problemas como a ansiedade, o estresse, depressão e sentimento de sobrecarga em crianças e adolescentes, como aponta o estudo elaborado por Ana Maria Escobar, pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em São Paulo, o tema “felicidade” deveria estar presente em escolas, minimizando problemas mentais e psicológicos nesta fase que reflete em momentos futuros por falta de uma base de ensinamentos, vivencias e compreensão de como lidar com os sentimentos pessoais em relação a vida.