Educação antirracista


Nome: Ana Vitoria Rodrigues da Silva Souza
Cidade: Petrolina
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: Art. 1.: O presente projeto de lei visa inserir no currículo das escolas de ensino fundamental aulas que tratem sobre a gravidade do racismo. As aulas serão voltadas para os estudantes buscando conscientizar sobre os debates raciais e a gravidade de brincadeiras envolvendo a temática. O projeto se destina aos estudantes e para ser cumprida envolverá a gestão escolar, professores e funcionários.
Art. 2.: A fiscalização deverá ocorrer por parte da secretaria de educação que deve fazer cumprir o projeto de lei. Para isso, fiscalizará 1 vez na semana presencialmente nas escolas e, ainda, deverão disponibilizar psicólogos para falar com os estudantes.
Art. 3.: Para que a regra seja cumprida, a secretaria deverá garantir a inserção das aulas no currículo oficial, bem como fiscalizar periodicamente as escolas.
Art. 4.: Serão necessários recursos humanos - professores com lugar de fala (negras e negros) devidamente instruídos sobre o tema através de cursos financiados pela secretaria de educação e recursos financeiros - dinheiro para oferecer cursos aos professores e comprar materiais.
Justificativa: A justificativa para esse projeto de lei é que pessoas pretas sofrem racismo no ambiente escolar e precisamos falar sobre isso.