Educação financeira nas escolas.


Nome: André Luiz Braatz Nazário
Cidade: Blumenau
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: Torna obrigatório a inclusão no currículo das unidades de Educação Básica no Brasil. Como tema Transversal a Educação Financeira.
O ministério da Educação e os sistemas estaduais e municipais de educação serão os responsáveis pela implementação desta lei.
Art 3º - O MEC em parceria com Estados e Municípios proporcionará: I- Oferecer aos professores cursos gratuitos de formação em educação financeira, para que o tema esteja presente nas salas de aula. II- Elaboração e distribuição de material didático aos professores e estudantes.
Art. 4° São objetivos do ensino da Educação Financeira: I- - Ensinar o Autocontrole emocional visando a capacidade de dominar seus próprios impulsos, emoções e paixões. II- - Ajudar as pessoas a administrarem o seu dinheiro, valorizando o consumo consciente e até mesmo a prevenção de situações de fraude diante do cenário complexo dos mercados financeiros e das mudanças demográficas, econômicas e políticas do país. III- Organização e planejamento criando a estratégia para realizar qualquer objetivo IV- - Gestão e inteligência financeira desenvolvendo a habilidade de gerir a vida financeira de forma equilibrada, tendo controle de receitas, gastos e investimentos e tomando decisões adequadas para garantir a segurança financeira durante a vida. V- Proporcionar um reflexão sobre as origens das desigualdades sociais que afligem a sociedade brasileira e caminhos de superação dessa realidade.
Art. 5° As aulas sobre Educação Financeira deverão ser priorizadas junto as unidades escolares. Parágrafo Único: Temas como comissão de valores mobiliários, cooperação e desenvolvimento econômico e finanças pessoais devem estar presentes nas salas de aula, seja no ensino médio ou no ensino fundamental, base nacional comum curricular das escolas públicas precisa contar com estes e outros assuntos.
Justificativa: O projeto se faz necessário tenho em vista que, muitos estudantes não possuem os conhecimentos básicos e necessários de como gerenciar seu próprio dinheiro. Com a educação financeira, os jovens conseguiriam manter e se estabilizar com o seu salário. Ainda hoje, presenciamos muito a falta de educação financeira. No futuro, após todo o período de educação, como saberemos financiar uma casa? Como manter o salário para o mês inteiro e ainda sim ter alimento na mesa? Coisas tão básicas, mas que não sabemos gerenciar, pois não recebemos o esclarecimento e até mesmo a educação.