ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NAS ESCOLAS REGULARES


Nome: Michael Bernardo Pontes de Azevedo
Cidade: Nova Iguaçu
Tema: Direitos da Mulher
Conteúdo: Swndo a escola responsável pelo papel da inclusão, defendo que todas as escolas ensinem LIBRAS que é a língua oficial da comunidade surda, desse modo ampliando o conhecimento de todos os cidadãos brasileiros em libras a inclusão e comunicação do surdo será efetiva possibilitando maior interação social e desenvolvimento emocional e cognitivo.
Visando a perspecitva de maior interação para a pessoa surda toda gestão escolar e o MEC ficam responsáveis por fiscalizar o cumprimento dessa lei
A matéria de LIBRAS para todos os alunos em qualquer escola pode ser inserida no currículo através de uma disciplina transversal : LIBRAS NO DIA A DIA. De forma interdisciplinar os professores podem ensinar ( e aprender ) os sinais através de um material didático fornecido pelo MEC e também usando um aplicativo em que a criança possa aprender sinais do cotidiano.
Os recursos para o material didático e aplicativo pedagógico em libras pode ser obtido com empresas que colaboram com os direitos humanos, inclusão e incentivo a cultura. Professores intérpretes de Libras voluntários também devem colaborar
Justificativa: É importante pois além de ser uma língua BRASILEIRA oficial é pouco utilizada, e através de ações simples pode ser acessível a todos facilitando a vida da comunidade surda e elevando sua autoestima e autovalorizacão. .