Inclusão da disciplina de Competências Socioemocionais na grade curricular das Escolas Públicas.


Nome: Antônio Carlos Israel Tavares
Cidade: Joinville
Tema: Educação / Cultura| Saúde
Conteúdo: A lei propõe a inserção da Disciplina de Competências Socioemocionais na grade curricular das escolas públicas para os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, ocorrendo 01 (uma) vez na semana na grade curricular de cada turma, por um professor formado em psicologia.
A fiscalização do cumprimento desta lei ficará sob responsabilidade do Ministério da Educação e das Secretarias de educação Estaduais e municipais.
Para que a Lei seja cumprida é necessária a inclusão da presente disciplina de forma gradual nas grades curriculares das escolas brasileiras, adequando desta maneira os recursos disponíveis.
Os recursos necessários para a proposta é a contratação de psicólogos.
Justificativa: Desenvolver o reconhecimento e a compreensão das emoções, assim como a capacidade de lidar com as próprias emoções e também com as outras pessoas, é essencial para que as pessoas sejam mais maduras e confiantes. Estudos que mostram crianças que apresentam bom desempenho na fase escolar tendem a ser adultos mais maduros: elas têm melhor autoestima e relacionamentos mais equilibrados. Em um contexto social onde o foco está no resultado (ex: crescimento profissional, número de clientes, alcance, skills, etc.), essa dimensão da vida fica menos visível. Porém, para quem conhece os adolescentes, percebe que existe uma lacuna na formação dos jovens. E isso faz toda a diferença para os alunos que precisam conhecer e trabalhar suas emoções. Uma das missões da escola é formar cidadãos. Para isso, a sociedade precisa que o aluno tenha conhecimento sobre os conflitos sociais e pessoais, desenvolva valores e princípios e se torne um cidadão comprometido com o bem comum. Uma inserção de conteúdos socioemocionais na grade curricular é uma estratégia extremamente importante para que estes jovens atinjam seus objetivos sem transtornos psicológicos causados pela sociedade. Sabemos que nos dias atuais muitas crianças e adolescentes tem transtornos psicológicos que afetam o seu desenvolvimento; A escola precisa ser parte integrante na formação desses jovens utilizando as habilidades para que os alunos gerenciem seus conflitos, tanto pessoais e sociais e possa desenvolver suas habilidades para se tornarem adultos com desenvolvimento de um senso de confiança autônomo e com o fomento do próprio crescimento pessoal.