A Turma explica as eleições – Deputados Estaduais

Em 2022, ano de eleições gerais, o Adão deu uma entrevista ao Jornal da Criança, uma publicação super bacana voltada ao público infantojuvenil. O resultado ficou tão legal que a gente vai compartilhar aqui no portal, também!

Adão, deputado federal e deputado estadual são a mesma coisa?

O nome parece muito, né? A função, também! E tem mais semelhança: a duração do mandato é de 4 anos para os dois, e é possível ser reeleito quantas vezes o povo quiser.

A diferença é que o deputado federal se ocupa de criar leis para o País como um todo, e de fiscalizar os atos do Presidente da República. Já o deputado estadual cuida das leis estaduais e fica de olho no governador!

O que mais os deputados estaduais fazem?

  • Propõem, debatem e votam leis para o estado.
  • Julgam anualmente as contas prestadas pelo governador, fiscalizando o que foi realizado pela administração estadual.
  • Sugerem alterações ao orçamento do estado, sugerindo que municípios mais necessitados recebam mais dinheiro.

Se precisar, os deputados estaduais podem propor a criação de CPIs para investigar fatos de importância no estado. Também podem receber e julgar pedidos de impeachment do governador!

No Distrito Federal tem deputado estadual?

Não, mas tem deputado distrital! Ele combina as funções de um deputado estadual e de um vereador e trabalha na Câmara Legislativa do DF.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos