Todos os restaurantes e lanchonetes devem oferecer cardápios acessíveis para pessoas com algum tipo de deficiência. Essa é a proposta da estudante Ana Sofia Rodrigues Simão, de Mossoró (RN), uma das selecionadas para a edição 2022 do Câmara Mirim.
“Eu decidi falar sobre cardápios acessíveis depois que vi um vídeo nas minhas redes sociais sobre o dia a dia de uma pessoa cega. Eu pensei naquelas dificuldades e foi aí que surgiu a ideia do meu projeto. O tema é importante porque, atualmente, não vemos tanta acessibilidade nas ruas”, defende a autora.
De acordo com sua proposta, a lei se aplicará a pessoas cegas, com baixa visão e surdo-cegos, e os estabelecimentos teriam um ano para oferecer cardápios em braile, Libras ou com audiodescrição. Caberá aos órgãos de fiscalização e de defesa dos direitos do consumidor fiscalizar e aplicar a lei.
Ana Sofia conheceu o Câmara Mirim por meio de um projeto proposto pelo professor de Geografia para os estudantes do 8º e 9º anos. Aos 13 anos, a jovem adora estudar História, especialmente a Revolução Industrial, e está empenhada em criar os hábitos de ler e meditar. Já de olho nos desafios futuros, Ana Sofia ainda não decidiu se pretende cursar Psicologia ou Odontologia.
Conheça aqui o PL apresentado pela estudante potiguar.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
2 Comentário(s)
A ideia da Ana Sofia e perfeita para pessoa com deficiências como ela descreveu.
A gente adorou ver você na Reunião Mirim de comissão, Gustavo! Abraços da Turma!
Comente!