Vem aí o Câmara Mirim 2022!

Já estamos com aquele friozinho gostoso na barriga. O Câmara Mirim 2022 está chegando! 120 estudantes de todo o País vão assumir o papel de deputados mirins, para discutir e votar projetos de lei elaborados por três alunas do ensino fundamental.

As ideias foram selecionadas por uma equipe de consultores da Câmara dos Deputados. As propostas escolhidas apontam que as jovens estão super antenadas em temas atuais e questões que merecem mais atenção por parte do poder público.

A estudante Ana Sofia Simão, de Mossoró(RN), quer cardápios acessíveis para pessoas com deficiência em todo o Brasil. Já Letícia Trivelato, de Rio Claro (SP), propõe serviços de castração e vacinação gratuitos para animais domésticos de famílias com renda de até um salário mínimo. E a proposta de Maria Eduarda Suarato Tavares, de Belo Horizonte (MG), é ampliar a licença-maternidade para um ano.

Dinâmica de trabalho

Nesta edição, o Câmara Mirim ocorrerá de forma virtual. No primeiro dia (19/10), os trabalhos começam às 8h30, com o debate em comissão do projeto dos cardápios acessíveis. Na tarde da quinta-feira (20/10), a partir das 13h30, os deputados mirins vão debater dois PLs: o da castração/vacinação e o que amplia a licença-maternidade. Assim como nas comissões temáticas da Câmara, nesses momentos os estudantes poderão tirar dúvidas com as autoras, discutir e apresentar emendas aos textos.

E no dia seguinte (21/10), será a hora de votar! A Sessão Mirim começa às 8h30 e vai funcionar como uma votação virtual no plenário “de verdade”. Serão apreciados os três substitutivos aos projetos, o que significa que os textos em votação serão fruto dos debates em comissão, ocorridos nos dias anteriores.

Estímulo ao diálogo

“O Câmara Mirim vem se consolidando como um espaço para os estudantes exercitarem habilidades fundamentais na política: o diálogo e a negociação. Não existem projetos vencedores, e sim uma construção coletiva a partir das ideias selecionadas”, explica a coordenadora do Plenarinho, Ana Cláudia Lustosa.

As reuniões de comissão e a Sessão Mirim serão transmitidas pelo Youtube, nos canais do Plenarinho e da Câmara dos Deputados.

Neste ano, os deputados mirins são estudantes do Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, de Planaltina (DF), das Câmaras Mirins de Blumenau (SC), Jaraguá do Sul (SC), Guaramirim (SC) e Balneário Camboriú (SC), do Colégio Sagrado Coração de Maria, de Mossoró (RN), do Claretiano Colégio, de Rio Claro (SP), e da Escola Municipal Mãe Vitória, de Petrolina (PE).

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos