Adeus brinquedo velho, feliz dono novo!

Ilustração. O fundo mostra duas casas com uma árvore entre elas. Na frente das casas, no centro da imagem , uma menina loira, de olhos verdes e vestido listrado de branco com cor de rosa entrega um robô de brinquedo para um menino moreno, de cabelos castanhos cacheados. Atrás da menina, no chão, há uma caixa cheia de brinquedos e com a palavra DOAÇÕES escrita nela.

Dá para acreditar que mais um ano está chegando ao fim? É hora de relembrar tudo o que vivemos nos últimos 12 meses e escolher o que queremos levar para o novo ano – isso inclui hábitos, ideias e sentimentos. E, por que não?, brinquedos!

Deu dor no coração só de pensar em doar os seus velhos companheiros? Vamos dar bons motivos para você considerar essa possibilidade!

1 – Brinquedo parado não cumpre a sua missão. Pior, acumula poeira, sujeira e até mofo! Passar de fonte de alegrias a fonte de alergias não dá, né?

2 – Um brinquedo gasta muitos recursos naturais na sua produção para simplesmente ser descartado quando deixa de ser interessante. Se é de plástico, pior ainda: são mais de 400 anos para se decompor na natureza.

3 – Dar uso para algo que está encostado é tão importante que faz parte dos R’s da sustentabilidade – Reutilizar! Um brinquedo em bom estado que vai para outro dono significa menos um brinquedo produzido e menos um descartado! E uma criança muito mais feliz!

4 – Livrar-se do que já não faz sentido pra você abre caminho para o novo – é sempre bom começar um novo ano mais leve!

5 – É bom fazer alguém feliz – a gente se sente bem, o outro se sente bem e o mundo fica um pouquinho melhor. De verdade.

Conseguimos convencer você? Então, mãos à obra!

  • Avalie os seus brinquedos. Separe os que já estão sem uso há algum tempo. Há algum que queira manter? Dos que não brinca mais, há algum que queira doar para alguém específico (um primo ou irmão caçula)?
  • Separe os brinquedos que serão doados por estado de conservação – os que estão como novos, os que precisam de limpeza e reparos simples e os que exigem mais cuidados.
  • Acione os seus responsáveis para apoiarem você nessa iniciativa. Eles conhecem alguma pessoa ou instituição que receba doações de brinquedos? Em que estado elas devem estar? Há quem aceite brinquedos precisando de reparos, há quem prefira que eles estejam novos.
  • Prepare os brinquedos para doar! Faça uma boa limpeza. Se forem bonecas ou bichinhos de pelúcia, verifique se precisam de roupinhas ou laços. Reúna os acessórios deles para que fiquem completinhos. Se forem pequenos (como carrinhos miniatura, utensílios de cozinha, blocos de montar etc.), pode ser interessante montar kits com eles. Quer dicas de como higienizar os brinquedos? Confira aqui!
  • Se a doação for feita diretamente a crianças, é bom embalar os brinquedos. Que tal fazer você mesmo o papel de presente com papel kraft, tinta guache e carimbo de batata? Veja aqui como fazer.

Vamos dar uma nova chance aos brinquedos e espalhar muitos sorrisos por aí? A gente conta com você!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Luiza postado 09/12/2021 01:55

    Muito legal !!

    • by Turma do Plenarinho postado 09/12/2021 11:10

      Que bom que você gostou, Luiza! E você, tem algum brinquedo encostado prontinho para um(a) novo(a) dono(a)? Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos