Jogo do Plenarinho é finalista do BIG Festival Awards 2023

O Jogo da Independência, lançado pelo Plenarinho como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, está entre os selecionados para a final da 11ª edição do maior festival de games da América Latina.

Neste ano, o BIG Festival (Best International Games) espera receber mais de 50 mil visitantes, que vão participar de palestras, lançamentos e apresentações de jogos, além de rodadas de negócios na São Paulo Expo (SP), entre 28 de junho e 02 de julho. O Jogo da Independência é um dos finalistas na categoria BIG Impact: Educacional e vai concorrer ao prêmio em um dos momentos mais aguardados do festival, o BIG Festival Awards – a cerimônia de premiação dos melhores jogos do ano!

Nesse jogo de cartas desafiador, jogadores e jogadoras testam seus conhecimentos e refazem os passos dos eventos históricos em uma sequência de escolhas. Cada carta apresenta um fato e duas possibilidades. Deslizou a carta para um lado, a história segue um rumo. Deslizou para o outro, segue por outro caminho – e, possivelmente, bem diferente! A cor do fundo da tela é um elemento fundamental. Quando a história foge dos eventos oficiais, a tela escurece à medida que as respostas se afastam desse caminho.

“O Jogo da Independência apresenta eventos e figuras históricas daquele momento, em uma narrativa leve, divertida e com um visual que brinca com ilustrações clássicas de acervos históricos”, explica a coordenadora do Plenarinho, Ana Claudia Lustosa. A estética do jogo é inspirada na exposição “O movimento da Independência”, organizada pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados, que ficou aberta à visitação entre 27 de junho e 9 de setembro de 2022.

“Trabalhamos com temas relacionados à democracia, cidadania e funcionamento dos Poderes. Os jogos, pela sua ludicidade, nos ajudam a atrair crianças e jovens para conteúdos que podem ser considerados difíceis ou chatos em outros contextos”, argumenta Ana Cláudia. Os games produzidos pelo Plenarinho costumam ser o conteúdo mais acessado do portal.

Você pode conhecer o Jogo da Independência aqui. Os jogos selecionados em todas as categorias do BIG Festival poderão ser testados pelos visitantes no evento presencial. A cerimônia de premiação – BIG Awards – está marcada para 30 de junho, às 19h, com transmissão online gratuita.

Serviço:
BIG Festival – www.bigfestival.com.br

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Márcia Rodrigues de Azevedo postado 26/05/2023 18:09

    Parabéns para todos os envolvidos, vocês merecem. Utilizo o site do Plenarinho com muita frequência para o planejamento das minhas aulas. Estamos na torcida.

    • by Turma do Plenarinho postado 26/05/2023 18:09

      Agradecemos muito o carinho, Márcia! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos